Gosto, cânone e institucionalização: construções da História da Arte no contexto Latino-americano
Disciplina de Pós-Graduação na Escola de Comunicações e Artes - USP
Ministrada no Segundo semestre de 2016 por:
Programa | Bibliografia | Fotos | Resenhas de textos |
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Este curso visa refletir sobre assuntos fundamentais na construção da história da arte, suas contradições e problemáticas intrínsecas. Como é “escolhido”, “especificado” ou “determinado” o fato histórico, que papel tem a instituição, o mercado e academia nessa construção, e o que seria esse fato no que diz respeito à história da arte. De igual forma, serão trabalhadas questões relativas à periodização: como são determinados os períodos na história da arte; quando começa uma corrente e quando termina a outra, e o que decide as diferentes etapas: assuntos intrínsecos à estética ou mudanças no devir econômico-político. Todas questões a serem desenvolvidas tendo como plataforma de analise história da arte da América Latina e o Brasil no século XX, com o objetivo de discutir sobre uma produção que, de um lado, está próxima, e de outro, não tem uma historiografia rígida ou completamente institucionalizada que a determine.
JUSTIFICATIVA:
A pergunta sobre como se constitui uma história da arte tendo como base a produção do continente abre um amplo panorama de pesquisa, ferramentas conceituais e epistemológicas e, mais ainda, uma estrutura do pensamento crítico, fundamental em qualquer discussão sobre o objeto ou ato estético. Nesse contexto, o curso se propõe uma interrogação constante sobre os princípios da historia, a escolha de seus fatos-obras, seus métodos de periodização, a definição de seus limites geográficos, etc. Tudo isto em um momento onde a história da Arte da América Latina está sendo revisitada tanto a través de curadorias históricas que interligam períodos e países, quanto da publicação física e virtual viabilizada pelo Museu de Artes de Houston, que reuniu um acervo fundamental dos documentos, arquivos, revistas e manifestos da arte na América Latina durante século XX.
Em suma, este curso abordará uma série de questões capazes de revelar um passado que, longe de ficar estático, encontra-se em transformação constante. Com efeito, qualquer história diz mais sobre o presente de sua escrita, do que do passado que pretende revelar, assunto que Croce resume de forma taxativa com a afirmação: “Toda história é contemporânea”.
Observação: Durante o curso vamos ler o romance de Leonardo Padura, O homem que amava os cachorros, para discutir um número de capítulos cada semana.