Bibliografia

HomeAvisosJustificativaConteúdoCalendárioFilmografiaBibliografiaArquivo

 

    ADORNO, Theodor W., La Crítica de la Cultura y la Sociedad, Barcelona, Ariel, 1962

    BELTING, Hans & Buddensieg, Andrea (eds.), The Global Art World. Audiences, Markets and Museums, Hatje-Cantz, Ostfildern, May 2009.

    BENJAMIN, Walter. Sobre o Conceito da História, in "Obras Escolhidas; Magia e Técnica, Arte e Política", Volume 1, São Paulo, Brasiliense, 1985, pp 222-232. BISHOP, Claire Radical Museology, or, What’s ‘Contemporary’ in Museums of Contemporary Art? London, Koenig Books, 2013 <https://monoskop.org/images/5/5c/Bishop_Claire_Radical_Museology.pdf>
    CANCLINI, Néstor, Culturas Híbridas: Estratégias para Entrar e Sair da Modernidade, São Paulo, Edusp, 2019
    CANCLINI, Néstor. A Sociedade sem Relato, Antropologia e Estética da Iminência, São Paulo, Edusp,2012.
    CASTELLS, M. A Sociedade em Rede, vol. I, S. Paulo, Paz e Terra, 2000.
    COCOTLE Brenda Caro Nós prometemos descolonizar o museu: uma revisão crítica da política museal contemporânea, IN Parceria Afterall & Masp ¨Arte e descolonização, 2019 : https://assets.masp.org.br/uploads/temp/temp-X87a1s0ahKuQghS3VJ4D.pdf COELHO, Teixeira. Dicionário Crítico de Políticas Culturais, São Paulo, Iluminuras, 1997.
    CRIMP, Douglas, Sobre as Ruínas do Museu, São Paulo, Martins Fontes, 2015
    DEBORD, Guy, A Sociedade do Espetáculo, São Paulo, Contraponto, 2007 DUNCAN, Carol, Civilizing Rituals: Inside Public Art Museums, London, Routledge, 1995 ELSNER, J. & CARDINAL, R. The Cultures of Collecting, Cambridge, Mass. Harvard University Press, 1994
    EXHIBITION HISTORIES, coleção da editora Afterall, (desde 2010) <https://www.afterall.org/publications/?publication-type=exhibition-histories>
    FLUSSER, V. Filosofia da Caixa Preta, São Paulo, Hucitec, 2024
    FÓRUM PERMANENTE: Museus de Arte entre o Público e o Privado (site) http://www.forumpermanente.org (2003-atual)
    FOUCAULT, M., As Palavras e as Coisas, São Paulo, Martins Fontes, 1966
    GREENBERG, R., Ferguson, B. and N. Sandy (eds), Thinking about Exhibitions, London, Routledge, 1996
    GREENHALGH, Paul. Ephemeral Vistas: the expositions universelles, great exhibitions and world’s fairs, 1851-1939, Manchester University Press, 1988 GROSSMANN, Martin. O Anti-Museu IN Revista de Comunicações e Artes, São Paulo, v. 24, p. 5-20, 1991
    GROSSMANN, Martin & Mariotti, Gilberto (org.) MUSEU ARTE HOJE, S.Paulo, Fórum Permanente & Hedra, 2011
    GROSSMANN, Grossman, Martin. (1993) Museum imaging : modelling modernity. PhD thesis, University of Liverpool - UK. doi: 10.17638/03175721
    GROSSMANN, Martin. O hipermuseu: a arte em outras dimensões. 2001. Tese (Livre Docência) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.
    HORNE, Donald, The Great Museum, the re-presentation of History, London, Pluto, 1984
    IMPEY, O & MACGREGOR, A. The Origin of Museums: The Cabinet of Curiosities in Sixteenth and Seventeenth-century Europe Oxford, Clarendon, 1986

    LEVIN, M.D. The Modern Museum: Temple or Showroom?, Tel Aviv., Dvir, 1983

    LEVY, Pier, O que é o Virtual, São Paulo, Editora 34, 1996 MALRAUX, A. Le Musée Imaginaire Paris, Gallimard,1965
    MARÍAS, Fernando (ed.) Otras Meninas, Madrid, Ediciones Siruela, 1995 MBEMBE, Achille, Necropolítica, São Paulo, n-1 edições, 2018
    McLUHAN, M. A Galáxia de Gutenberg; a formação do homem tipográfico, São Paulo, Edusp, 1972
    OBRIST, Hans Ulrich Uma Breve História da Curadoria, São Paulo, BEI, 2010
    O´DOHERTY, Brian. No interior do cubo branco: a ideologia do Espaço da Arte. S. Paulo, Martins Fontes, 2002
    O’NEILL, Paul [Ed.] Curating Subjects, London: Open Editions. 2007
    O´NEILL, Paul & Wilson, Mick (eds), Curating and the Educational Turn, London: Open Editions, 2010
    QUIJANO, Aníbal, Dom Quixote e os Moinhos de Vento na América Latina IN Estudos Avançados, v. 19 (55) 2005
    ROUANET, Sérgio Paulo; GROSSMANN, Martin; SOUSA, Ana Paula . De Kant a Machado de Assis: reflexões sobre a modernidade no Brasil Livro 1: Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência. Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Avançados, 2020. DOI: https://doi.org/10.11606/9786587773025 STANISZEWSKI, Mary Anne The power of Display, Cambridge, Mass., MIT Press, 1998
    TYRADELLIS, Daniel, Müde Museen: Oder: Wie Ausstellungen unser Denken verändern könnten. Berlin, Diaphanes Verlag, 2014. [Museus cansados: Ou: Como as exposições podem mudar a maneira como pensamos]
    VERGÈS, Françoise, Decolonizar o museu – Programa de desordem absoluta, São Paulo, Ubu, 2023
    WEIBEL, Peter & Buddensieg, Andrea (eds.), Contemporary Art and the Museum. A Global Perspective, Hatje Cantz Verlag, Ostfildern, 2007. WU, Chin-Tao Privatização da cultura: a intervenção corporativa nas artes desde os anos 80, São Paulo, Boi Tempo- SESC, 2006
    ZANINI, Walter Vanguardas, desmaterialização, tecnologias na arte, São Paulo Martins Fontes, 2018