Cronograma / Conteúdo 2024

HomeAvisosJustificativaConteúdoCalendárioFilmografiaBibliografiaArquivo
  1. Introdução: apresentação da disciplina e contextualização da proposta;
  2. O sujeito na/da arte: artista, curador, gestor, conservador, educador, mediador, observador, participante, usuário, arquiteto, historiador, político, etc;
  3. Cosmologia <> Cosmogonias / Os referentes de natureza para a civilização ocidental: natureza-natural, natureza-artificial, natureza-terceirizada;
  4. A modernidade e suas ambivalências;
  5. As cidades, suas centralidades e periferias: qual o papel da arte e da cultura nesse complexo contexto urbano?;
  6. Referências tecno-artística-culturais: do ponto de vista a dimensionalidade;
  7. Museus e congêneres / uma história para o museu de arte;
  8. O Museu de Arte e seus dois paradigmas: iluminista/neoclássico e modernista/cubo-branco;
  9. O museu como paradoxo: o caso do Humboldt Forum na Ilha dos Museus em Berlim;
  10. O Anti-Museu (1989);
  11. Outras tipologias do museu de arte; e.g.: a. Museu não-objetivo que almeja transcender o domínio restritivo do cubo-branco; b. Museus transparentes, etéreos, mas ainda sim, templos; c. Museus autorais: artistas, arquitetos, etc.; d. Museus desconstruídos: inquietações filosóficas e arquitetônicas; e. Museus do belo; f. Equipamentos culturais híbridos, antropofágicos, brutalistas, orgânicos; g. Centros culturais: um novo dispositivo cultural lançado por André Malraux no pós-guerra; h. Museus-containers; i. Museus como laboratórios: ação/crítica cultural e artística em seu âmago; j. O museu imaterial: André Malraux, Aby Warburg, Paul Otlet e além…; k. Museus de mídia ambiental; l. Museus antropológicos e etnográficos.
  12. Museus bottom-up: museus comunitários, museologia contextual e social;
  13. O decolonial, o museu e a interculturalidade;
  14. Mediação, gestão, curadoria e culturadoria;
  15. Avaliação e relato crítico coletivo.