Você está aqui: Página Inicial / Eventos / Encontros / Encontros Paulista de Museus / VI Encontro Paulista de Museus / 6 Encontro Paulista de Museus

6 Encontro Paulista de Museus

6 Encontro Paulista de Museus. Dias 02, 03 e 04 de junho de 2014, na Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas.

Programação | Ficha de inscrição | Local do evento | Registros em Vídeo | Relatos Críticos

 

Encontro Paulista de Museus configura-se hoje como o maior evento do setor museal paulista, reunindo a cada ano profissionais de museus, gestores públicos de cultura, estudantes e interessados. Desde 2009 é realizado pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), reunindo um público múltiplo, que inclui participantes de outros Estados e países – por meio de transmissão online – e, também, de representantes de outros Sistemas Estaduais de Museus.

O tema proposto neste 6º Encontro Paulista de Museus, que permanecerá subjacente a todas as mesas e painéis, é o processo de ressignificação dos museus. Atualmente, já é senso comum a definição de museus como “lugares de memória”, termo apropriado de Pierre Nora. Na perspectiva apontada por Nora, que a memória produzida nessas instituições é voluntária e seletiva, reafirma-se a necessidade de repensar o papel dos museus e de suas práticas, bem como os modos de atuação dos seus profissionais e gestores públicos e privados. Neste momento de sistematização de uma política pública voltada para os museus paulistas, acreditamos que este seja um tema oportuno e pertinente.

As inscrições para o 6º Encontro Paulista de Museus encontram-se abertas até o dia 29 de maio de 2014. Clique no link para fazer a sua inscrição http://goo.gl/ZLDDr2

Data: 2 a 4 de junho de 2014.

Local: Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas. Rua Voluntátios da Pátria, 547 - Santana - SP

 

Abertura do 6 Encontro Paulista de Museus

 

Para aqueles que não puderam acompanhar o evento no local, o Fórum permanente: museus de arte; entre o público e o privado, fez a transmissão on-line, registros em vídeo e relatos críticos de todas as mesas do 6º Encontro Paulista de Museus.


6 Encontro Paulista de Museus

 

Conteúdo relacionado:

Encontro Paulista de Museus 2009Encontro Paulista de Museus 2010Encontro Paulista de Museus 2011

Encontro Paulista de Museus 2012Encontro Paulista de Museus 2013 | Encontro Paulista de Museus 2014