Você está aqui: Página Inicial / Eventos / Encontros / Encontro com Antoni Muntadas – Sobre Academia (About Academia)

Encontro com Antoni Muntadas – Sobre Academia (About Academia) – dia 18/08/2017 no IEA

 

 

Dando sequência à série de encontros organizados em parceria entre o Fórum Permanente e o Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA - USP), será realizado, no dia 18 de agosto de 2017 a partir das 14h, um encontro com o renomado artista e professor espanhol, Antoni Muntadas. O artista apresentará o seu mais recente projeto, intitulado About Academia (Sobre Academia), que propõe uma reflexão sobre como a relação entre Universidade e Academia tem sido mantido ao longo dos anos e como o sistema americano de ensino superior, com a dualidade público/privado e suas diferentes formas culturais, econômicas, sociais e políticas, influenciaram a educação e, por sua vez, suas diversas formas de pedagogia.

A primeira edição do "Sobre Academia" foi desenvolvida e produzida entre março de 2009 e outubro de 2010 em Cambridge, EUA, na Universidade Harvard e no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), onde Muntadas lecionou no Programa de Artes Visuais da Escola de Arquitetura de 1990 a 2014.  A exposição foi apresentada pela primeira vez no Centro de Artes Visuais Carpenter de Harvard, em março de 2011. Depois foi exibida em Vancouver, Canadá, e em Amsterdam, Holanda. De setembro a novembro deste ano, será a vez de Sevilha, Espanha, recebê-la.

O artista esclarece que o projeto possui correspondências diretas com o trabalho "Entre Molduras: o Fórum", desenvolvido entre 1983 e 1993, no qual propôs a observação e análise do sistema das artes através de entrevistas com mais de 150 "players" de diferentes segmentos do setor (museus, galerias, colecionadores, ensino, crítica e meios de de comunicação, entre outros).

Para a ocasião foram convidados profissionais e especialistas em diversas áreas do conhecimento para debaterem com Muntadas o seu projeto About Academia e sobre suas experiências como artista e professor. O encontro foi aberto ao público e também foi gravado e transmitido ao vivo via Streaming, seja pelo site do FP seja pelo site do IEA-USP. Participaram deste encontro, entre outros: Regina Silveira, Teixeira Coelho, Carlos Alberto de Moura Ribeiro Zeron, Paulo Eduardo Fonseca de Campos, Massimo Canevacci, Tatiana Ferraz, Paula Alzugaray, Julia Buenaventura, entre outros.

 

 


 

Sobre Academia
18 de agosto - 14h
Sala de Eventos do IEA, rua da Praça do Relógio, 109, bloco k, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo
Evento gratuito, aberto ao público e com inscrição prévia
Para assistir ao vivo pela internet não é preciso se inscrever

 

Conteúdo relacionado


registrado em: