Participantes

PROJETO - PARTICIPANTES - PROGRAMAÇÃO E REGISTROS EM VÍDEO

aldaisaaaa

Aldaiza Sposati (Brasil / São Paulo) - Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professora titular da mesma Universidade e coordenadora de Pós- Graduação da Universidade Bandeirante de São Paulo (Uniban). Coordenadora do Mapa da Exclusão/Inclusão Social da Cidade de São Paulo.

anapaula

Ana Paula do Val (Brasil / São Paulo) - Arquiteta, urbanista e artista plástica, técnica do Instituto Pólis, coordenadora técnica da pesquisa de campo do Mapeamento Sociocultural do SESC Santo Amaro, que se constitui como umas das etapas do Projeto Santo Amaro em Rede.

anatome

Ana Tomé (Espanha / La Coruña) - Nasceu na Galícia, norte da Espanha, onde viveu até mudar-se para Madri para estudar Jornalismo e Filologia na Universidade Complutense, completando posteriormente sua educação em Londres (1981-82) e New York (1985). Sua experiência profissional multidisciplinar (jornalismo, educação e comércio exterior no campo do turismo) terminou por conduzí-la à gestão cultural em 1989, como coordenadora de exposições no Museu Nacional de Ciências Naturais e da Casa de América, ambos em Madrid, entre outros. Em 1995 juntou-se à Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, como diretora do Centro Cultural da Espanha em Santo Domingo (República Dominicana), depois em Havana (Cuba) e, em São Paulo (Brasil), desde 2005.

celiook

Célio Turino de Miranda (Brasil / Brasília) - Graduado em Ciências Sociais e mestre em História pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, além de especialista em Administração Cultural pela Pontifica Universidade Católica, PUC-SP. É autor do livroNa trilha de Macunaíma. Ócio e trabalho na cidade (SESC-SP/SENAC, 2005); organizador de O lazer nos programas sociais (Anita Garibaldi ,2003); co-autor de Ações Socioculturais para a Cidadania (IMK, 2004). Célio Turino vem atuando na gestão pública de cultura e lazer desde 1980: foi diretor na Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação de São Paulo, Secretário de Cultura e Turismo em Campinas e ocupa atualmente o cargo de Secretário da Cidadania Cultural do Ministério da Cultura. Teve papel fundamental na reformulação pela qual vem passando o MinC, na gestão Gilberto Gil/Juca Ferreira, ao conceber e coordenar o programa Cultura Viva, que funciona por meio do fomento a grupos culturais já existentes em todos os cantos do país.

“Desesconder o Brasil pela cultura”

danbaron

Dan Baron (Brasil / Marabá / PA) - Escritor teatral, diretor de teatro comunitário e arte-educador. Presidente atual da Associação Internacional de Drama, Teatro e Educação (IDEA), membro do Conselho Internacional do Fórum Social Mundial e coordenador da Aliança Mundial pelas Artes Educação.

balan

Eduardo Andrès Balán (Argentina / Buenos Aires) - Artista plástico. Associação Civil “El Culebron Timbal” – Movimento pela “Carta Popular”. Membro da Rede Latinoamerica de Arte e Transformação Social (ALACP).

Eduardo Saron (Brasil / São Paulo) - Projeto Rumos – Itaucultural.

gillll

Gil Marçal (Brasil / São Paulo) - Produtor cultural e estudante de ciências sociais, coordenou projetos culturais para Ongs e atualmente coordena o Programa VAI do governo municipal de São Paulo. Trabalhou na implantação de centros culturais, projetos de formação e programação cultural. É técnico em elaboração e análise de projetos culturais, tem experiências em processos, planejamento e avaliação de resultado. Produziu shows, saraus e mostras em diversos espaços da cidade de SP. Realizou oficinas e workshops de teatro em várias cidades do estado, dirigiu espetáculos teatrais e fez formação em Teatro do Oprimido com Augusto Boal.

“VAI: um pequeno sistema de irrigação, cujos efeitos vêm sendo enormes no exuberante florescimento cultural das periferias paulistanas nos últimos anosRalf Rickli

hamilton

Hamilton Faria (Brasil / São Paulo) - Poeta, co-fundador do Instituto Pólis, presidente entre os anos 1995/1999 e diretor de 1988 – 1994, coordenador da área de desenvolvimento cultural e do Pontão Temático de Cultura de Convivência e Paz, coordenador de projetos de assessoria do Instituto Pólis e Ministério da Cultura, professor mestre titular em Sociologia do Consumo da Faculdade de Artes Plásticas na FAAP e no Curso de Pós-Graduação Latu Sensu em Gestão e Politicas de Cultura. Participa de redes internacionais e encontros, ministrou palestras em 30 paises de todos os continentes. Publicou 6 livros de poesia, participou de 12 antologias no Brasil e no exterior, publicou artigos em livros, jornais e revistas na França, no Peru, Espanha, Estados Unidos e India, bem como em sites de vários paises. Participou da redação da Carta de Responsabilidades Humanas e da Carta de Responsabilidade dos Artistas. Em 2006 recebeu prêmio da Academia de Letras e Ciências da França, pelo reconhecimento de seu trabalho literário.

“Descobrir a diversidade viva para reencantar o mundo”

joceliooo

Jocélio Teles dos Santos (Brasil / Salvador / BA) - Professor do Departamento de Antropologia e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos da Universidade Federal da Bahia. Coordenador do Mapeamento de Terreiros de Candomblé de Salvador.

jorge

Luis Eduardo Tavares (Brasil / São Paulo) - Graduado em Ciências Sociais pela PUC-SP e atualmente mestrando em Ciência Política na mesma Universidade, onde desenvolve pesquisa sobre as implicações políticas e culturais das tecnologias contemporâneas da informação, no NEAMP – Núcleo de Estudos em Arte Mídia e Política. Trabalha na Área de Desenvolvimento Cultural do Instituto Pólis, na coordenação técnica da Cartovideografia Sociocultural da Cidade Tiradentes e do Cineclube Pólis (http://cineclubepolis.wordpress.com).

“As percepções e afecções do território por meio do vídeo”

maracelia

Maracélia Ramos Teixeira (Brasil / São Paulo) - Gerente adjunta da unidade Sesc Santo Amaro, responsável pelo Projeto Santo Amaro em Rede.

martaraquel

Marta Raquel Colabone (Brasil / São Paulo) - Formada em História pela FFLCH / USP, com especialização em Comunicação pela ECA / USP e especialização em Artes pelo Instituto de Artes da UNESP. É gerente de Estudos e Desenvolvimento no SESC São Paulo e coordena, dentre outros, o programa SESC Memórias.

Picture 8

Marta Ricart i Masip (Espanha / Barcelona) - Licenciada em Belas Artes pela Universidade de Barcelona. Professora associada da Área de Educação Artística da Facultade de Bellas Artes. Participou na fundação da Associação Artibarri Catalunya. Publicou Processos creatius transformadors. Els projectes artístics d’intervenció comunitària protagonitzats per joves a Catalunya. (Edicaciones el Serbal, 2009).

marta

Martha Elisa Lemos de Carvalho (Brasil / São Paulo) - Psicóloga, sociodramatista, didata e educadora social, desenvolve ações socioculturais no Pontão de Convivência e Cultura de Paz, no Instituto Pólis / MinC –Cultura Viva.

“As Auscultas Socioculturais são experiências de roda, participativas e coletivas, que buscam identificar os principais desafios de grupos jovens dos Pontos de Cultura (MinC), mapeando conflitos existentes, bem como formas e espaços de resolução na convivência e nas ações de paz que desenvolvem ou pretendem ampliar.”

mauricio

Maurício Fonseca (Brasil / São Paulo) - Indigenista e historiador, formado pela PUC-SP, coordenador do Prêmio Culturas Indígenas, consultor do Conselho Estadual dos Povos Indígenas do Estado de São Paulo e presidente do Fórum Permanente para as Culturas Populares e da Cooperativa Paulista de Cultura Popular. Na última edição do Prêmio Culturas Indígenas construiu, com sua equipe, um mapeamento dos povos indígenas que levou em consideração diversas variáveis: étnicas, sócio-culturais,políticas, geográficas/ambientais, história de contato inter-étnicos. A proposta baseou-se no diálogo com as divisões estabelecidas pelas organizações indígenas para definir suas áreas de atuação.

“Desvendar os caminhos e laços da diversidade indígena”

nina

Nina Best (Canadá / Brasil / São Paulo) - Graduada em Ciência Política, com foco em Relações Internacionais e Estudos Latino-americanos, pela McGill University, Canadá. Atualmente integra a coordenação internacional do LogoLink no Pólis, como assistente de programa – Enviromental Youth Alliance – Logolink-Pólis – Canadá (Vancouver).

PEDRO

Pedro Tipula (Peru / Lima) - Instituto del Bien Común – Geógrafo formado pela Universidade Nacional Mayor de San Marcos, Lima (Peru). Especialista em Planejamento Físico e Recursos Naturais e em Sistema de Informação Geográfica (SIG). Elaborou dissertação de mestrado sobre “Gestão e Ordenamento Territorial”.

“Conocer el territorio e identificar cómo la población hace uso de éste, es un prerrequisito para una adecuada planificación y gestión del territorio”.

raquelp

Raquel Pasinato (Brasil / Eldorado / SP) - Bióloga, mestrado em Ecologia de Agroecossistemas pela ESALQ/USP. Coordenadora adjunta do Programa Vale do Ribeira/ISA, atuando na supervisão dos projetos do programa e desenvolve trabalho piloto de planejamento territorial estratégico em continuidade ao projeto de mapeamento participativo elaborado em conjunto com a Agenda Quilombola em 2007/2008.

renato

Renato Cymbalista (Brasil / São Paulo) – Arquiteto e Urbanista (FAU-USP), Mestre em Estruturas Ambientais Urbanas (FAU-USP, 2001). Doutor em Fundamentos da Arquitetura e Urbanismo (FAU-USP, 2006). Professor da Faculdade de Arquitetura Escola da Cidade.

sebatiao

Sebastião Soares (Brasil / São Paulo) - Mestre em Educação, Doutorando em Ciências Sociais PUC-SP e Coordenador de Cultura da Fundação Tide Setubal.

valmir

Valmir de Souza (Brasil / São Paulo) - Doutor em Letras (USP), autor do livro Cultura e literatura: diálogos (Funcultura, 2008), professor universitário de cultura e literatura brasileira. Coordenador e pesquisador na Área de Políticas Culturais do Instituto Pólis (1993-99), foi Secretário-Executivo do Fórum Intermunicipal de Cultura. Organizador de três Encontros Intermunicipais de Cultura e vários Seminários na área de cultura, literatura e artes. Autor de várias publicações sobre cultura e literatura, como “Mapear a cultura local”, “Política Municipal de Cultura” (Pólis). Exerceu a função de Diretor do Departamento de Cultura de Santo André (1999-2000).Faz parte da Diretoria do Sinpro-Guarulhos.

veralucia2

Vera Lucia Anselmi Melis Paolillo - Pedagoga, Mestre em Educação pela University of Houston, Doutor em Administração, Cursos de Pós Graduação em Formação de Professores.Experiência na rede publica do município de São Paulo como docente, diretora e supervisora de Educação infantil. Professora Universitária, pesquisadora na área da Infância, exerceu cargos acadêmicos como docente e pesquisadora na Graduação e Coordenação de Pós Graduação Stricto Senso na Universidade Mackenzie.Docente em cursos de MBA e de Especialização na área de Gestão de Pessoas e projetos.Atuou como Coordenadora na area da Educação da Fundação Orsa de 1998 ª 2004.Consultora de atuação nacional e Internacional , Global Leader for Young Children e representante do Brasil do World Fórum Foundantion,EUA.Membro efetivo de conselhos editoriais de Revistas acadêmicas. internacionais como IBM, WFC, Canal Futura,Brazil Representative do World Forum Foundation e Global Leader for Young Children desde 2005-.Coordena ações de advocacy junto sociedade civil para a defesa e valorização da infância junto a municípios, organizações não governamentais e empresas.Atualmente é Coordenadora do Escritório da UNESCO em SP- Autora de livros e artigos sobre Educação.

vera

Vera Lúcia Gorczeski (Brasil / São Paulo) - Atuou de 2001 a 2005 como Assistente de Projetos de Políticas Públicas do Instituto Cidadania. Organizou e realizou encontros temáticos, reuniões e oficinas dos Seminários Nacionais “Reforma Política e Cidadania”, “Projeto Política Nacional de Apoio ao Desenvolvimento Local” e do “Seminário Internacional do Projeto Juventude”; Atualmente é assistente executiva do projeto “Pontão Mapas da Rede”, parceria entre o IPSO e o Ministério da Cultura.

vilma

Vilma Barban (Brasil / São Paulo) - Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC São Paulo, Mestre em Ciências Sociais pelo IFCH/USP. Membro do International Association for Semiotic Studies e Associação Nacional de Comunicação e Semiótica. Coordenadora do Instituto Pólis – Programa Fortalecimento da Sociedade Civil Local e Projeto e Fóruns da Água. Coordena a área de Participação Popular/Fortalecimento da Sociedade Civil Local, projeto “A luta pelos direitos: fortalecimento e articulação das entidades e movimentos populares do Grajaú/SP”, que prevê Ações de fortalecimento das organizações, fóruns e redes locais, a articulação e elaboração de propostas para a pauta política do distrito, programas de gênero junto aos grupos de mulheres, e apoio às articulações dos grupos de jovens.

wesleyok

Wesley Pacheco (Brasil / Brasília) - Coordenador em Geoprocessamento da ACT Brasil – Equipe de Conservação da Amazônia. Metodologia de Mapeamento Cultural Colaborativo em Terras Indígenas – Brasília.