Você está aqui: Página Inicial / Eventos / Encontros / Encontros de Mediação na Arte Contemporânea: a atuação dos públicos / Programação / Rio de Janeiro, Niterói – 20 de novembro de 2016

Rio de Janeiro, Niterói – 20 de novembro de 2016

 

Niterói – Rio de Janeiro, no dia 20 de novembroLocal: MAC Niterói.

Mediação e a atuação dos públicos.

Abertura – 9h30:

Marcia Ferran: O encontro interestadual/ Fórum Permanente e papel dos Fóruns e a mediação cultura-universidade. A “sinuca” da mediação.

Adriana Russi: Oriximiná e públicos.

Luiz Guilherme Vergara: “Do zero ao zero” Revisão do MAC em seu sentido público. Delinear futuros horizontes. Diferenças entre discussão dos pares na academia e nas múltiplas realidades. Territorialização da política dos saberes.

 

 


 

Mesa 1: 10h às 12hs

Artistas, mediação e etceteras...

O testemunho do artista enquanto mediador/ativador em suas próprias obras e suas críticas à experiências de educação em arte em espaços de arte e equipamentos culturais, ao longo dos anos. A idéia de valor da arte na contemporaneidade e de estética relacional, postas em cheque. O artista em instituições públicas, universidades ou ativador em ONGs e em frente a públicos múltiplos.

Raquel Garbelotti – UFES

Ricardo Basbaum – UERJ/UFF

Bianca Bernardo – Artista

Ativação: Marcia Ferran

 

 


 

Mesa 2: 13:30 h às 15:30h

Educação e brechas das instituições

A diversificação das relações entre educação, museu e cultura perpassadas por novos meios virtuais e temporalidades. Possibilidades de curadoria multiautoral. O testemunho dos gestores/coordenadores e o perfil brasileiro de experiências em cultura e seus públicos. Desafios da ativação na educação básica.

Jorge Menna Barreto – artista, integrante da Bienal SP, prof. UERJ.

Felipe Arruda – Diretor do núcleo de Cultura e Participação no Instituto Tomie Ohtake

Janaína Melo – Educação MAR/RJ

Ativação: Adriana Russi

 

 


 

Mesa 3: 16:15h às 18:00h

Fórum do zero ao zero: perguntas geradoras de mundos possíveis. Que mudanças as instituições vem operando nas suas políticas curatoriais de forma a cuidar das relações sociais implicadas entre arte e público? Fórum para atualização de horizontes e criação de redes sobre educação e cultura através do encontro entre os participantes das mesas.

Diana Kolker – UFF

Karen Aquini – UFF

Ativação: Luiz Guilherme Vergara