Você está aqui: Página Inicial / Eventos / Encontros / Encontros Paulista de Museus / 8 Encontro Paulista de Museus

8º Encontro Paulista de Museus - 13 a 15 de junho de 2016

InscriçãoProgramação | Registros em vídeoRelatos Críticos | Home EPM

8° Encontro Paulista de Museus. Dias 13, 14 e 15 de Junho de 2016, na Sala São Paulo, SESC Bom Retiro, Pinacoteca do Estado, Estação Pinacoteca, Secretaria de Cultura, Estação das Artes e Escola de Música do Estado de São Paulo.

O Encontro Paulista de Museus (EPM) configura-se hoje como o maior evento do setor museal paulista, reunindo a cada ano mais de mil profissionais de museus, gestores públicos de cultura, estudantes e interessados. É realizado desde 2009, pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), reunindo público múltiplo, que inclui participantes de outros Estados e países, entre eles representantes de outros Sistemas Estaduais de Museus. O evento ainda marca o ponto alto das comemorações pelos 30 anos do SISEM-SP, o sistema de museus mais antigo do Brasil.

O tema proposto para este 8º Encontro Paulista de Museus, e que permeará todas as suas atividades - "Redes e Sistemas de Museus: Ações Colaborativas" - destaca a importância destas organizações para o desenvolvimento pleno das atividades museológicas e a execução eficiente de políticas públicas culturais.

 

Cerimônia de Abertura

 

Seguindo modelo semelhante ao do ano passado, as mesas e painéis do 8º EPM serão descentralizadas, distribuídas por diferentes auditórios de importantes equipamentos culturais do centro de São Paulo. A abertura do Encontro, em 13 de junho (segunda-feira), acontecerá na Sala São Paulo, ao lado da Estação Júlio Prestes. No segundo dia, as atividades da manhã acontecerão no teatro do SESC Bom Retiro, enquanto que à tarde, as mesas e reuniões serão distribuídas nos auditórios da Pinacoteca do Estado de São Paulo e da Estação Pinacoteca; no auditório, salão nobre e salas da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo; nas salas anexas da Sala São Paulo e na Estação das Artes, e também no auditório da Escola de Música do Estado de São Paulo Tom Jobim. No último dia do Encontro, em 15 de junho (quarta-feira), as atividades acontecerão apenas no auditório da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, com montagem de um telão auxiliar no Salão Nobre.

O Encontro Paulista de Museus consolidou-se como um importante espaço para troca de experiências e debates. O EPM abre espaço também para o estreitamento das relações de articulação com os profissionais de museus por meio da apresentação e discussão de documentos de estruturação do setor museal paulista. Neste ano, o terceiro dia do Encontro será dedicado à apresentação do Cadastro Estadual de Museus, principal ferramenta de políticas públicas relacionadas aos museus paulistas e que norteará as ações de apoio organizadas pelo SISEM-SP nos próximos anos.

 

Conteúdo Relacionado

1º Encontro Paulista de Museus 20092º Encontro Paulista de Museus 2010

3º Encontro Paulista de Museus 2011 | 4º Encontro Paulista de Museus 2012

5º Encontro Paulista de Museus 20136º Encontro Paulista de Museus 2014

7º Encontro Paulista de Museus 20158º Encontro Paulista de Museus 2016

9º Encontro Paulista de Museus 2017 | 10º Encontro Paulista de Museus 2018

Relatos Críticos

 

 

 

8º Encontro Paulista de Museus - 13 a 15 de junho de 2016

 

APOIO
fp2011menor