Você está aqui: Página Inicial / Eventos / Encontros / Encontros Paulista de Museus / I Encontro Paulista de Museus

marca final


ProgramaçãoRegistros em vídeo do encontro | Relatos Críticos | Home EPM

1° Encontro Paulista de Museus. Dias 17, 18 e 19 de Junho de 2009, no Memorial da América Latina - Auditório Simón Bolívar.

O 1º Encontro Paulista de Museus colocou em discussão questões relativas à gestão e à articulação das instituições museológicas no Brasil. Ocorreram palestras e mesas-redondas sobre temas como "Sustentabilidade para Museus", "Planejamento Estratégico" e "Leis de Incentivo à Cultura e os Museus".

Um dos objetivos do Encontro foi colocar em prática as metas do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (Sisem-SP), criado pela Secretaria para reunir os museus localizados no Estado, articulando suas ações e promovendo intercâmbio entre eles – sem, no entanto, interferir em sua autonomia administrativa. Dessa forma, a realização do Encontro Paulista de Museus foi mais um passo na política da Secretaria para a área museológica, que busca promover a valorização das instituições em âmbito regional e a troca de informações e conhecimentos entre elas.

Entre os destaques da programação esteve o lançamento da versão do Código de Ética do Conselho Internacional de Museus (Icom) para países de língua portuguesa. Criado na França, em meados da década de 1980, o código define parâmetros para o funcionamento das instituições museológicas, assim como para o trabalho dos profissionais da área.


Cerimônia de Abertura



Conteúdo Relacionado

1º Encontro Paulista de Museus 20092º Encontro Paulista de Museus 2010

3º Encontro Paulista de Museus 2011 | 4º Encontro Paulista de Museus 2012

5º Encontro Paulista de Museus 20136º Encontro Paulista de Museus 2014

 7º Encontro Paulista de Museus 20158º Encontro Paulista de Museus 2016 

9º Encontro Paulista de Museus 2017    | 10º Encontro Paulista de Museus 2018

Relatos Críticos

APOIO

fp2011menor