Você está aqui: Página Inicial / Eventos / Encontros / Encontros Paulista de Museus / IX Encontro Paulista de Museus

9º Encontro Paulista de Museus – 19 e 20 de junho de 2017

InscriçãoProgramação (folder) | Registros em vídeoRelatos Críticos | Home EPM

9° Encontro Paulista de Museus. Dias 19 e 20 de Junho de 2017, no Theatro São Pedro e no Centro de Pesquisa e Formação do SESC-SP.

O SISEM-SP – Sistema Estadual de Museus de São Paulo é resultado de mais de 30 anos de articulações do campo museal, sendo considerado um modelo de longevidade de uma política pública setorial de cultura. A atuação contínua do SISEM-SP em prol do aprimoramento dos museus paulistas levou à criação do Encontro Paulista de Museus (EPM), evento anual que em 2017 encontra-se em sua 9ª edição e que hoje configura-se como o maior evento do campo museal paulista.

 

Cerimônia de Abertura  - 19 de junho de 2017

 

O advento do Cadastro Estadual de Museus de São Paulo (CEM-SP), lançado oficialmente em 2016 no encerramento do 8°EPM, traz uma nova perspectiva de reflexões sobre a gestão dos museus. Por meio dos eixos “gestão e governança” (que engloba também as questões referentes à infraestrutura), “salvaguarda de acervo” e “comunicação e serviços ao público”, o CEM-SP traz uma série de parâmetros sobre os quais os museus poderão refletir sobre suas práticas e orientar seu desenvolvimento.

Para o 9°EPM, a Comissão Consultiva do evento, formada por representantes de várias instituições parceiras do SISEM-SP (ICOM Brasil, ACAM Portinari, Acervo Artístico-Cultural do Palácio, COREM 4R, PPGMus-USP, Blue Shield Brasil, CPF SESC-SP, SESC Memórias), definiu uma programação versando sobre questões da gestão de infraestrutura, em um ciclo que pretende refletir sobre o conjunto de parâmetros do CEM-SP.

Iniciar com a questão básica do continente que abriga o conteúdo, ou seja, das questões relativas à infraestrutura e segurança, leva a um aprofundamento sobre processos de trabalho que vão da manutenção de edificações que abrigam os acervos e sediam os serviços museológicos às questões referentes a segurança.

 

Conteúdo Relacionado

1º Encontro Paulista de Museus 20092º Encontro Paulista de Museus 2010

3º Encontro Paulista de Museus 2011 | 4º Encontro Paulista de Museus 2012

5º Encontro Paulista de Museus 20136º Encontro Paulista de Museus 2014

7º Encontro Paulista de Museus 20158º Encontro Paulista de Museus 2016

9º Encontro Paulista de Museus 2017 | 10º Encontro Paulista de Museus 2018


Relatos Críticos

 

APOIO
fp2011menor