Apresentação

O Encontro Paulista de Museus (EPM) é um marco da política pública do Estado de São Paulo na cultura. Iniciados em 2009, os encontros se realizaram anualmente sem interrupções, atravessando cinco gestões de governadores distintos, demonstrando a importância dos museus seja nos programas de governo de cada um deles ou na manutenção de uma Política de Estado para a cultura em São Paulo. Trata-se de um caso único e modelar no Brasil.

Desde sua primeira edição, a missão do EPM foi colocar em prática as metas do Sistema Estadual de Museus (Sisem-SP) de divulgação e compartilhamento de informações e conhecimentos entre os quase 500 museus que compõem a rede museal do Estado de São Paulo. As conferências internacionais, os painéis, as mesas de debate, dentre outros formatos propostos pelo EPM, permitiram a troca de conhecimentos e a constituição de uma base sólida de ferramentas para a profissionalização dos museus e de suas equipes.

Outra marca importante dos EPMs foi a construção de uma duradoura parceria entre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo (SEC), idealizadora dos EPMs, a Associação Cultural Apoio ao Museu Casa de Portinari (Acam), que produziu os EPMs desde sua segunda edição, e o Fórum Permanente, plataforma interdependente de mediação e ação cultural, que realizou a cobertura crítica de todos os encontros promovidos na capital paulista desde 2009. Os relatos críticos, assim como o registro audiovisual das várias mesas e seminários proferidos nos EPMs ao longo de seus 12 anos de existência, estão disponíveis gratuitamente no site/plataforma do Fórum Permanente, assim como do Sisem/SP, garantindo um vasto acervo de informação e uma memória viva de todos os Encontros Paulistas de Museus.

A fim de celebrar tanto a longevidade dos EPMs e da parceria desses três agentes culturais, propomos este livro histórico, que inclui textos dos principais dirigentes envolvidos em mais de uma década de construção e manutenção de uma política pública de estado, e não só de governo, voltada aos museus do Estado de São Paulo. Além dos textos de quatro secretários da Cultura, de quatro coordenadores da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico e de três diretores do Sisem-SP, da diretoria da Acam Portinari e da coordenação do Fórum Permanente, o livro conta com uma seleção dos relatos críticos produzidos para cada edição, além de um relato crítico retrospectivo sobre as principais mesas e desdobramentos gerados por cada Encontro Paulista de Museus. Além de um posfácio que discorre sobre esse extenso período no qual assistimos, entre outros:

 

a)     a consolidação do modelo de gestão de parte dos equipamentos culturais do Estado por Organizações Sociais;

b)     o desenvolvimento e a institucionalização do Sisem-SP;

c)     a construção de uma relação equânime e de mão dupla entre a Capital e as instâncias culturais no interior do Estado;

d)     o processo de municipalização de alguns museus, entre outros temas relevantes que marcam essa trajetória do EPM.

 

Comitê editorial