Você está aqui: Página Inicial / Eventos / Encontros / Encontros Paulista de Museus / Panorama Reflexivo 11 anos de Encontro Paulista de Museus / Panorama Institucional / Encontro Paulista de Museus Museus brasileiros conectados ao mundo

Encontro Paulista de Museus Museus brasileiros conectados ao mundo

Secretaria de Cultura e Economia Criativa

 

Sumário Panorama Reflexivo 11 anos de Encontro Paulista de Museus Encontro Paulista de Museus

 

O Encontro Paulista de Museus, promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, é essencialmente uma ferramenta de políticas públicas. O evento tem como objetivo conectar os museus paulistas com o que está acontecendo de mais inovador no mundo, gerar debates construtivos e reflexivos acerca das ações de preservação e difusão museológica e garantir um alto padrão de qualidade, repassado aos espaços culturais do Estado de São Paulo.

Em 2019, para aumentar o acesso às informações para os profissionais das quase 500 instituições mapeadas pela rede museal do Estado de São Paulo, foi criado um ciclo de seis edições itinerantes realizadas no interior e litoral. A intenção foi amplificar o evento e colocar em prática as metas do Sistema Estadual de Museus (Sisem-SP).

Mesmo diante do desafio da pandemia de coronavírus, a Semana foi realizada em 2020, no formato virtual. A pasta garantiu, assim, a mesma qualidade dos anos anteriores, com parcerias internacionais e interestaduais, e ampliou as discussões técnicas e teóricas aos gestores públicos de cultura, pesquisadores e profissionais do setor.

Todas essas ações podem ser conferidas em detalhes no e-book, que destaca o sucesso de um evento consolidado no calendário da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.