Informativos

____________________________

 

COSISEM

A constituição e a posse do Conselho de Orientação do Sistema Estadual de Museus (Cosisem) são um marco no processo de consolidação institucional do Sisem-SP. Previsto desde a criação do sistema, em 1986, o Conselho só foi efetivamente instituído em 2012. Desde então, reunindo-se bimestralmente, o Cosisem atua como principal instância consultiva do Grupo Técnico de Coordenação do Sisem-SP, contribuindo efetivamente para a definição das premissas e diretrizes da política cultural para o setor museológico no Estado de São Paulo.

Como instância deliberativa do Cadastro Estadual de Museus, o Conselho desempenha um papel estratégico para o fortalecimento dos museus paulistas. Com presença majoritária da sociedade civil, o Cosisem é composto por sete representações:

 

  1. Coordenação da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM);
  2. Direção do Grupo Técnico de Coordenação do Sisem-SP (GTC Sisem-SP);
  3. Direção do Grupo de Preservação do Patrimônio Museológico da UPPM (GPPM);
  4. Uma representação do corpo docente do Curso Técnico em Museus, mantido pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Ceeteps);
  5. Uma representação dos cursos de nível superior na área museológica de universidades paulistas;
  6. Duas representações de instituições museológicas eleitas bienalmente por voto direto durante a realização do Encontro Paulista de Museus.

 

 

Representações Regionais do Sisem-SP

Para compartilhar e debater os objetivos estratégicos setoriais e mobilizar as diferentes regiões do Estado, o Sisem-SP conta com um Grupo de Trabalho constituído por 24 representações regionais que são compostas por 35 representantes regionais titulares e 35 representantes regionais suplentes. Eleitos a cada dois anos, os RRs atuam como voluntários e prestam relevantes serviços de interesse público. Além de contribuírem para a definição das prioridades dos museus de suas respectivas regiões, em conjunto com o GTC Sisem-SP, os RRs propõem, promovem e apoiam as políticas públicas para área museológica, desempenhando um papel estratégico para o planejamento das ações adequadas às peculiaridades regionais.

 

CEM-SP

O Cadastro Estadual de Museus de São Paulo – CEM-SP é um instrumento de política pública que visa estabelecer padrões normativos para o setor museológico e sistematizar as informações sobre os museus em território paulista, identificando suas condições estruturais e atuando de forma dialógica para sua qualificação. A adesão ao CEM-SP é voluntária e com livre acesso às instituições culturais que se dedicam, em caráter permanente e sem fins lucrativos, à preservação e difusão do patrimônio material e imaterial, em espaços abertos ao público para a finalidade de estudo, pesquisa, educação e fruição. A adesão ao CEM-SP é feita por meio do preenchimento do Instrumento de Qualificação Cadastral em uma plataforma digital e garante o recebimento de uma visita técnica, que particulariza os relatórios disponibilizados para a orientação técnica da instituição.

 

Medalha do Mérito Museológico Waldisa Rússio Camargo Guarnieri

A distinção, criada em 2018, homenageia uma das principais pensadoras e articuladoras da museologia no território paulista, falecida em 1990. A concessão da medalha cumpre a necessidade da Secretaria da Cultura do Estado (SEC) de reconhecer publicamente o trabalho de profissionais que atuaram para o fortalecimento dos museus paulistas. A medalha é entregue todos os anos, por indicação da Comissão Consultiva do EPM, a profissionais que contribuíram para a preservação e valorização do patrimônio museológico por meio do exercício profissional, da produção acadêmica ou da difusão das instituições museológicas. Os homenageados são indicados pelos membros do Conselho Consultivo do EPM para apreciação e deliberação do Conselho de Orientação do Sisem-SP (Cosisem) e referendo do secretário da Cultura.

 

 

Waldisa Rússio

A medalha reverencia a memória da professora e museóloga paulista, notabilizada por ser uma das personalidades mais influentes no desenvolvimento do pensamento teórico da Museologia e de sua consolidação como campo disciplinar dentro e fora do Brasil. Ao trabalhar, desde 1957, como funcionária pública estadual, exerceu várias funções e pôde contribuir, nos anos 1960 e 1970, para diversos projetos de implantação de museus estaduais. Ao mesmo tempo, contribuiu para consolidar o ensino de Museologia e a regulamentação da profissão no país, tendo sido a principal responsável pela constituição do primeiro curso de pós-graduação em Museologia do Brasil, iniciado em 1978 na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Destacou-se como membro atuante do Comitê Internacional de Museologia – Icofom, a partir do início dos anos 1980. Com suas reflexões teóricas sobre o campo científico da Museologia, compartilhadas por meio de diversos textos, palestras e seminários, deixou um legado que permanece atual até o presente.