Encontro Paulista de Museus: reconhecimento plausível de mérito

Renata Gava Membra do Conselho do Sistema Estadual de Museus de São Paulo desde 2020

Renata Gava

2021


Membra do Conselho do Sistema Estadual de Museus de São Paulo desde 2020

 

Sumário Panorama Reflexivo 11 anos de Encontro Paulista de MuseusEncontro Paulista de Museus

De notório saber, além de ser um marco histórico de política pública, não apenas para o estado de São Paulo, mas de referência nacional, o maior evento da área museal é tão aguardado pelos profissionais da área por se tratar de momento único de externar, refletir e agir – por e para os museus paulistas.

Testemunho, diante de participação em comissões organizadoras junto ao grupo de trabalho dos representantes regionais do Sistema Estadual de Museus, a forma horizontal pela qual é pensado e estruturado o evento, e há de se pontuar que, por meio de ações realizadas e bem-sucedidas, explicita um conjunto de esforços dos organizadores em conseguir democratizar o evento. Desde a escolha de conferencistas e palestrantes, assim como os temas ligados à área, a preocupação de abarcar ações direcionadas ao público de forma mais variada possível atende o intuito de integrar todos os participantes e de proporcionar um importante espaço para a troca de experiências e debates entre os meios.

Outra preocupação que vai ao encontro da construção de uma tradição de pensamento em longo prazo consiste em colocar na pauta de discussões o balanço de realizações anuais direcionadas à área com o intuito de definir ajustes e roteiros para o trabalho futuro. Assim, são apresentados dados qualitativos e quantitativos das ações realizadas de fortalecimento institucional pelo Sistema Estadual de Museus, em parceria com as Organizações Sociais de Cultura do Estado.

Das conquistas, amplamente discutidas e debatidas durante os eventos, do que se construiu ao longo da primeira década do Encontro Paulista de Museus, muito particularmente, destacam-se quatro ações de grande importância enquanto política pública direcionada: inserção dos museus em rede; mapeamento e diagnóstico situacional dos espaços museológicos; fomento por meio de fonte de recursos próprios para a área; cadastro estadual de museus.

Diante da necessidade de conhecer experiências e realidades para propor caminhos de integração entre projetos específicos, além de fato notável, o mapeamento e o diagnóstico dos museus foram uma importante ferramenta que auxiliou e ofereceu subsídios necessários para propostas e direcionamentos na área. A importância de obter informações à época para iniciar propostas de ações é reconhecida, e a iniciativa, assertiva – decorrendo, a partir desse ponto, direcionamentos na área.

Na mesma linha segue o Cadastro Estadual de Museus de São Paulo. Com o intuito de institucionalizar os museus paulistas por meio de instrumentos normativos para o setor, possibilita sistematizar as informações e identificar condições estruturais sobre os espaços. Dessa maneira, fomenta o conhecimento da realidade situacional e propõe ações pontuais de apoio e qualificação.

Legitimada durante o evento do Encontro Paulista de Museus, a ação em rede – trabalho pontual de articulação entre os pares – tem grande importância, uma vez que os museus, com suas especificidades e particularidades regionais, são instigados a participar de ações, debater e estabelecer demandas e compartilhar experiências. De forma contínua, desde o início da formatação dessa atuação, a proposta é compor ambiente colaborativo entre as instituições museológicas diante das demandas culturais do estado.

Uma importante iniciativa levantada e apontada já nos primeiros Encontros Paulistas de Museus foram os subsídios e recursos financeiros necessários para alavancar ações diretas aos museus. Por meio de investimento direto do estado, há dois editais específicos para a área que visam à sustentabilidade econômica dos museus paulistas. Sem dúvida, uma das maiores conquistas do meio museológico.

Finalizo apontando que, mesmo diante das especificidades regionais e realidades culturais distintas dos museus paulistas, o Encontro Paulista de Museus se tornou um marco de conquistas louváveis e referência de atuação. Reconhecimento plausível de mérito conquistado, pautado em sua trajetória, consolidação e legitimação de ações construídas ao longo do tempo.