Encontro Paulistas de Museus: um marco na trajetória de políticas públicas museais

Texto institucional SISEM – SP

Sumário Panorama Reflexivo 11 anos de Encontro Paulista de MuseusEncontro Paulista de Museus

Os Encontros Paulistas de Museus (EPM) são um marco da política pública do estado de São Paulo na cultura. Iniciados em 2009, os encontros se realizaram anualmente sem interrupções, consolidando-se durante gestões de cinco distintos governadores, o que demonstra a relevância dos museus na manutenção de uma política de Estado para a cultura em São Paulo. Trata-se de um caso único e exemplar no Brasil.

Desde sua primeira edição, a missão do EPM foi colocar em prática as metas do Sistema Estadual de Museus (Sisem-SP) de divulgação e compartilhamento de informações para a qualificação técnica dos quase 500 museus que compõem a rede museal do estado de São Paulo. As conferências internacionais, os painéis, mesas de debate, dentre outras ações propostas pelo EPM permitiram não apenas a troca de conhecimentos e a constituição de uma base sólida de ferramentas para a profissionalização dos museus e de suas equipes, mas também a formação e consolidação de um espaço para que os diversos integrantes do campo museal pudessem se reconhecer e estabelecer conexões.

Outra característica importante dos EPMs é a construção de uma duradoura parceria entre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo (SEC) idealizadora dos EPM, a Associação Cultural Apoio ao Museu Casa de Portinari (Acam) que produz os EPM desde sua segunda edição e o Fórum Permanente, plataforma independente de mediação e ação cultural, que ao realizar a cobertura crítica de todos os encontros promovidos na capital paulista desde 2009, nos oferece um legado inestimável para a memória institucional do EPM. Os relatos críticos, assim como o registro audiovisual das várias mesas e seminários proferidos nos EPM ao longo de seus 12 anos de existência têm acesso livre no site/plataforma do Fórum Permanente, assim como do Sisem-SP, garantindo um vasto acervo de informação e uma memória viva de todos os Encontros Paulistas de Museus.

A fim de celebrar tanto a longevidade dos EPM como da parceria desses três agentes culturais, realizamos a produção deste livro no formato e-book que incluirá textos dos principais dirigentes envolvidos em mais de uma década de construção e manutenção de uma política pública de estado, e não só de governo, voltada aos museus do estado de São Paulo. Além dos textos dos secretários da Cultura no período, dos cinco coordenadores da UPPM e três diretores do Sisem-SP, da diretoria da Acam Portinari e da coordenação do Fórum Permanente, o livro contará com uma seleção dos relatos críticos produzidos para cada edição, além de um relato crítico retrospectivo sobre as principais mesas e desdobramentos de cada EPM. Os depoimentos e os textos críticos representam uma visão polifacetada e multivocal sobre esse extenso período que, entre tantos outros temas que marcam a trajetória do EPM, envolve a consolidação do modelo de gestão de parte dos equipamentos culturais do estado por Organizações Sociais de Cultura, a reestruturação do desenvolvimento e a institucionalização do Sistema Estadual de Museus de São Paulo. Durante esse longo processo de aproximação e diálogo no campo museal, estabeleceu-se a construção de uma relação equânime e de mão dupla entre os museus da Capital e os museus do interior do estado. Um verdadeiro marco na construção de políticas públicas no cenário museal paulista e brasileiro.