Encontros definem rumos e edificam sonhos

Maria de Lourdes Marszolek Bueno Membra do Conselho do Sistema Estadual de Museus de São Paulo

Maria de Lourdes Marszolek Bueno

2021

Membra do Conselho do Sistema Estadual de Museus de São Paulo

 

Sumário Panorama Reflexivo 11 anos de Encontro Paulista de MuseusEncontro Paulista de Museus

 

 

Quando não somos orientados a seguir um caminho ou a mudar de rumo diante de obstáculos, nos sentimos sozinhos, impotentes. As instituições museológicas e os trabalhadores de museus enfrentam situações análogas a partir da observação do antes e do depois da participação em um Encontro Paulista de Museus.

Em 2009 eu era uma “poeirinha”, uma folha solta ao vento, sentada no auditório, rodeada de muita gente, provavelmente algumas se sentindo como eu. Durante o Encontro, fui me encantando, ouvindo, refletindo e percebendo que não estava só. Valorizei, então, a oportunidade que estava tendo, de levar para meu espaço de trabalho, a Galeria Nilton Zanotti, para minha cidade e a Região da Baixada Santista, uma reflexão: quem são os outros museus, como eles são, onde eles estão? ...Representação regional. Era o que naquele momento acontecia, articulação. Nascem assim os Representantes da Região da Baixada Santista, nove cidades, dezenove museus.

Se nós não conhecemos os outros museus, como queremos que nos conheçam? Então formamos a “Orla Cultural da Baixada Santista”, com apoio e orientação do Sisem-SP – Sistema Estadual de Museus de São Paulo. Esse é um dos maiores objetivos do EPM, conhecer as instituições museológicas, estimular as articulações, contextualizá-las e fazer aquilo que tem que ser feito: orientação. Tudo em crescente e contínua construção. E eu fui caminhando junto, contribuindo, aprendendo e crescendo.

1º, 2º, 3º, ...11º EPM. Fomos fortalecendo relacionamentos, qualificando pessoas e espaços museológicos, expandindo territórios, criando teias, buscando soluções, edificando sonhos, criando ferramentas, cadastrando museus e contribuindo para o crescimento de suas qualificações, ampliando potências. Bauru, Peruíbe, Ribeirão Preto, Descalvado... por que não... Reino Unido? O Homem Kariri, Medellín... enfim, um passeio museal. Amizades, conhecimentos, reconhecimentos, diferenças e uma palavra para tudo e para todos: gratidão.

Aos representantes regionais, que consolidam essa união, levando para suas regiões um alento, uma esperança, uma força através do esforço coletivo que emana na luta por um atendimento de maior qualidade, na troca de experiência e de conhecimento. Cada Encontro é único, especial, uma festa física ou virtual. Uma conquista. Que venham outros!