Uma publicação para os 10 anos do Encontro Paulista de Museus

Angelica Fabbri Diretora executiva da Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari

Angelica Fabbri

Diretora executiva da Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari

Sumário Panorama Reflexivo 11 anos de Encontro Paulista de MuseusEncontro Paulista de Museus

 

“A ação transformadora dos museus começa pela reflexão nova que eles fazem sobre si mesmos.”

Waldisa Rússio Camargo Guarnieri

 

Uma publicação sempre assegura uma perenidade, entretanto, para além do registro, que em si já encerra grande importância, há a questão da divulgação e de fazer reverberar as ideias, as experiências, trocas, reflexões e discussões ocorridas no âmbito do evento e consequentemente a ampliação e a continuação do debate desejado.

Juntar pessoas, colocá-las diante e ao lado uma das outras, reunidas pelo interesse comum em museus, no sentido verdadeiro da palavra Encontro, Ágora: eis a essência do EPM – Encontro Paulista de Museus, que desde a sua criação e em cada uma de suas edições vem promovendo as novas reflexões que os museus devem fazer sobre si mesmos, conforme as inspiradoras palavras que abrem este texto.

Assim, de forma ininterrupta, pelo período de mais de uma década, em edições anuais consecutivas, o EPM vem reunindo profissionais de museus, gestores públicos de cultura, estudantes e interessados na problematização das relações entre museus e a sociedade na fascinante e desafiadora área de museus.

Um mérito ver assegurada essa continuidade, demonstrando a importância dedicada às questões dos museus, nos seus conceitos e práticas. Da mesma forma, importante constatar o amadurecimento e a evolução do EPM a cada edição, acompanhando as dinâmicas relações entre os museus e a sociedade, num cenário em constante mudança, e nessa perspectiva um privilégio para a Acam Portinari enquanto parceira constante e sempre presente.

Se as inquietações são o mote, as perguntas são o fio condutor que alinhavam os temas propostos em torno dos museus, tanto para os seus processos de trabalho quanto para garantir nesses espaços a diversidade cultural que caracteriza e enriquece a sociedade.

E o diálogo se fortalece pela pluralidade e multiplicidade de vozes e atores que o Encontro se propõe acolher e comportar em seu formato deliberado de articulação conjunta, participativa e colaborativa que soma, amplia e potencializa as trocas e as discussões.

As parcerias tecem pontes inestimáveis de aproximação que não apenas contribuem para a realização do Encontro Paulista de Museus como o fortalecem e ao seu sentido.

Assim, esta publicação confirma e desdobra, entre outras, a profícua e bem-sucedida parceria do EPM entre governo, universidade e sociedade civil, aqui respectivamente representados pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por intermédio da UPPM – Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico e do Sisem-SP – Sistema Estadual de Museus, o Fórum Permanente de Museus/USP, que acompanha e cobre o EPM desde 2009, com transmissões e produção de Relatos Críticos, além da Acam Portinari – Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari, Organização Social de Cultura.

Parceria que demonstra e confirma o lado positivo da soma de diferentes entes que se juntam para a consecução de políticas públicas inovadoras em benefício da sociedade.

A participação da Acam Portinari nesse processo se dá no cenário dos últimos anos com a criação de novo modelo de gestão de equipamentos e programas culturais que passaram a ser geridos pelas organizações sociais de cultura, as chamadas OSs, por meio de contratos de gestão, celebrando parcerias público-privadas.

A história da Acam Portinari teve início com a sua fundação, em 27 de novembro de 1996, tendo sido criada para apoiar o Museu Casa de Portinari e, posteriormente, em 2008, obtendo qualificação como organização social de cultura, no bojo da implantação do novo modelo de gestão no estado de São Paulo, tendo por missão gerir, em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, unidades museológicas, pesquisando, conservando e difundindo os seus acervos, com responsabilidade socioambiental, contribuindo para o desenvolvimento humano, comprometendo-se com a justiça social, a democracia e a cidadania.

Junto ao trabalho da Acam Portinari na gestão dos museus estaduais do interior, iniciado em 2008, também foi incorporado o apoio às ações do Sisem-SP de fomento aos museus paulistas, para tanto sendo constituída uma equipe de técnicos especialmente dedicada a essa tarefa.

No conjunto dessas ações, que contemplam os diferentes eixos e frentes de atuação do Sisem-SP, o EPM constitui uma das principais iniciativas na linha de articulação.

Ao dirigir o olhar para o EPM, é preciso também focar o contexto de sua criação e realização, no cenário das reformulações no âmbito da então Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e das definições de políticas públicas na área de museus nas esferas estadual e federal.

Um tempo emblemático e diferenciado em que, ao mesmo tempo que surgiam novos museus, também havia um grande esforço de requalificação dos já existentes.

Se o Encontro nasceu numa perspectiva regionalizada, também é notório que já na sua primeira edição ultrapassava as fronteiras do território paulista, tornando-se, ao longo de sua década de existência, um dos principais eventos da área museológica do país, com alcance e participação nacionais e internacionais, tanto presenciais quanto remotas, potencializadas pelo propósito de ampliar o acesso ao Encontro pela transmissão em tempo real, prática pouco comum a eventos dessa natureza à época, viabilizada pela parceria com o Fórum Permanente de Museus, que se manteria como prática e marca do evento pelo decorrer de todas as suas edições.

A propósito disso, há também que ser considerado um aspecto de grande relevância, qual seja, a escolha de estratégias a serem adotadas para que o evento se realize a contento e seja uma experiência positiva, tanto para os organizadores como, principalmente, para os participantes; tanto que a Acam Portinari, por intermédio de seu pessoal, notadamente a equipe de técnicos dedicada às ações do Sisem-SP e da contratação de profissionais e empresas de diferentes naturezas, além da participação institucional no planejamento, como parte integrante do Conselho Consultivo, organiza e executa todos os serviços para que o Encontro transcorra da maneira como foi concebido e planejado em cada uma de suas edições, com exceção da primeira, quando, embora tenha participado de forma efetiva, ainda não desempenhou o papel que assumiria a partir das edições seguintes.

Também, o EPM representa fortemente os cenários, em diferentes contextos, na valorização e fortalecimento dos museus. No âmbito paulista, dentro da reformulação pela qual passou a então Secretaria de Cultura, com a criação da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico, a reestruturação do Sistema Estadual de Museus, o primeiro criado no país, em 1986, mas que necessitava de uma atualização e de um novo fôlego para atendimento das demandas que foram surgindo com o passar dos anos. Assim, um novo decreto, em 2011, reposicionou o Sisem-SP no seu firme propósito de atuar em diferentes eixos pela qualificação, articulação e fortalecimento dos museus paulistas e de seus profissionais, bem como na valorização da área como um todo.

Na esfera federal, o setor museal obteve grande avanço com a instituição de políticas públicas para a área museológica, como a criação do Ibram – Instituto Brasileiro de Museus e de importantes marcos regulatórios, como o Estatuto Brasileiro de Museus.

No cenário internacional, entre outros, o Icom – Conselho Internacional de Museus fortalecia a sua presença e as ações voltadas ao desenvolvimento de museus e de seus profissionais, reverberando diferentes iniciativas pela salvaguarda do patrimônio nos diferentes países, estimulando as boas práticas, as questões éticas e as reflexões em torno do papel dos museus diante dos desafios da sociedade contemporânea.

Certamente esses aspectos serão ampla e profundamente abordados nos demais textos que compõem a presente publicação, tanto do ponto de vista institucional como de profissionais que estiveram presentes e atuaram em seus diferentes momentos, e ainda pelo conjunto dos relatos críticos produzidos em cada uma de suas edições.

De nossa parte, procuramos focar o compromisso da Acam Portinari com o Sisem-SP para a realização de ações em diferentes frentes, como uma de suas principais parceiras, notadamente para a realização do EPM, em todas as suas edições anuais, desde 2009 até a presente data.

Nesse sentido, reputamos a esta publicação inestimável relevância, pelas instituições, profissionais e temas que reúne, e que em seu conjunto constituem importante memória da museologia paulista a ser registrada, preservada e disseminada.

Para a Acam Portinari, fazer parte da trajetória do Sisem-SP e do EPM é uma honra e um privilégio, assim como contribuir para ver assegurada essa história por meio da presente publicação.