Relatos Críticos

Ressignificação dos museus: ressonâncias do Encontro Paulista de Museus realizado em 2014
Leandro de Oliva Costa Penha - 2021 Relato crítico síntese do 6º Encontro Paulista de Museus: “ressignificação dos museus”
Museum for social Justices
Relato por María Iñigo Clavo Relato crítico da conferência inaugural: “Museum for social justices”
Painel 1: Museus em suas comunidades
Por Claudia Rodríguez Ponga – relato sobre o Painel: Museus em suas comunidades
Painel 2 : Museus Municipais e novas narrativas
Por Laly Martín Sánchez – Relato do painel Museus Municipais e novas narrativas – A mesa esteve composta pelo Rafael J. Barbi, coordenador do museu da cidade de Salto/Sp. e Júlio Abe Wakahara representando o museu Anhanguera de Santana do Parnaíba/SP e como mediadora Heloísa Barbuy.
Painel 3: O Estatuto de Museus e a estruturação do setor museológico Mediação
Por Agda Sardinha – Relato sobre o terceiro painel do sexto Encontro Paulista de Museus, intitulado “O Estatuto de Museus e a estruturação do setor museológico Mediação", realizado em 03 de junho de 2014, com a participação Renata Vieira da Motta (Coordenadora da UPPM), Davidson Panis Kaseker (diretor do SISEM-SP), Elson Reis (Secretário Municipal de Cultura de Bauru), Lucienne Figueiredo dos Santos (SIM-RJ) e mediação de Maria Ignez Mantovani (Expomus)
Nem compulsões, tampouco amnésias. As medidas das memórias no Museum of London e no Memorial da Resistência de São Paulo
Por Vivian Braga dos Santos – Relato do painel Que memória preservar? 
Painel 5 – Casos selecionados - ganhadores dos editais ProAC-SISEM-SP
Por Mariana Galera Soler – relato do Painel 5 do VI Encontro Paulista de Museus, realizado em 04 de junho de 2014 traz as experiências obtidas pelos museus ganhadores dos editais PROAC de Incentivo a Cultura, da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, no ano de 2012.
Painel 6 – Itinerários possíveis no fazer Museológico
Por Thais Fernanda Alves Avelar – Relato sobre o painel 6: “Casos selecionados dos museus paulistas – Ações estruturantes”, parte integrante da programação do 6º Encontro Paulista de Museus, com Maria de Lourdes Marszolek Bueno e Ivy Freitas, Larissa Rizzatti Gomes e Neusa Fleury Moraes, em 04 de junho de 2014.
Perspectivas do SISEM-SP: a construção da política estadual setorial de museus
Por Viviane Wermelinger – Relato sobre a primeira mesa do dia 03 de junho de 2014 do 6º Encontro Paulista de Museus (6º EPM), intitulada: Perspectivas do SISEM-SP: a construção da política estadual setorial de museus – próximos passos, Perspectivas da Representação Regional e Perspectivas do Conselho de Orientação do SISEM-SP, com a participação de Renata Motta, Davidson Kaseker, Nilo Almeida e Renan Arnoni e Cecília Machado.