Você está aqui: Página Inicial / Eventos / Encontros / Mês da Consciência Negra e 15 anos do Museu Afro Brasil

Mês da Consciência Negra e 15 anos do Museu Afro Brasil - Seminário: Quilombo e Campesinato Negro no Brasil

Museu Afro Brasil | Novembro 2019

Seminário: Quilombo e Campesinato Negro no Brasil com Professor Flávio Gomes

Página InicialTransmissão ao vivoPalestrantesRelato CríticoFotos

O primeiro curso do Centro de Formação do Museu Afro Brasil (CEFAB) será “Quilombos e Campesinato Negro no Brasil”, com o Professor Flávio Gomes (UFRJ) e representantes de comunidades quilombolas rurais e urbanas.

Com um tema que atravessa a história nacional, Flávio Gomes oferecerá um panorama sobre a formação dos quilombos e mocambos do Brasil, desde suas primeiras notificações no século XVI até os quilombos tardios na véspera da Abolição, de modo a recuperar diversas faces que evidenciam sua permanência no pós-emancipação e o surgimento ampliado de um campesinato negro nos séculos XX e XXI.

A mesa redonda do último dia contará com a participação de representantes de comunidades quilombolas, apresentando questões contemporâneas que ainda permanecem vivas no cotidiano brasileiro, a atividade é gratuita!

A mesa redonda de encerramento do curso será transmitida ao vivo pelo Fórum Permanente aqui! e também pela página do facebook aqui!

 


Transmissão AO VIVO: Encontro com João Câmara: Trajetória e Obra de um Artista Brasileiro - 21/11

João Câmara - Trajetória e Obra de um Artista Brasileiro

Página InicialTransmissão ao vivoPalestrantesRelato CríticoFotos

Como parte das atividades relacionadas ao dia 20 de novembro e também a ao Mês da Consciência Negra, o Museu Afro Brasil convida a todos e todas para participar da abertura da exposição “João Câmara - Trajetória e Obra de um Artista Brasileiro”, com curadoria de Emanoel Araujo. A abertura acontecerá no próximo dia 20 de novembro de 2019, às 11h, no Museu Afro Brasil.

No dia 21 de novembro, às 14h, João Câmara, Emanoel Araujo e Tadeu Chiarelli, estarão no Museu Afro Brasil para um seminário sobre a exposição e o conjunto da obra do relevante artista radicado no Recife. O encontro será transmitido ao vivo pelo Fórum Permanente por aqui! e também pela página no facebook aqui!

Informamos que a entrada para o seminário será gratuita, bastando chegar com 30 min de antecedência.

Mais informações aqui! e também na página do facebook do Museu Afro Brasil aqui!

Para saber todas as atividades do Museu Afro Brasil no Mês da Consciência Negra clique aqui!