Você está aqui: Página Inicial / Eventos / Encontros / Mês da Consciência Negra e 15 anos do Museu Afro Brasil / Transmissão AO VIVO: Seminário: Quilombo e Campesinato Negro no Brasil com Professor Flávio Gomes - 30/11

Transmissão AO VIVO: Seminário: Quilombo e Campesinato Negro no Brasil com Professor Flávio Gomes - 30/11

Página InicialTransmissão ao vivoPalestrantesRelato CríticoFotos

O Museu Afro Brasil, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Museu Afro Brasil – organização social de cultura – e o Sisem (Sistema Estadual de Museus de Sã Paulo), promovem neste sábado (30), das 10h às 13h, o seminário “Quilombos e Campesinato Negro no Brasil”.

Com um tema que atravessa a história nacional, Flávio Gomes oferecerá um panorama sobre a formação dos quilombos e mocambos do Brasil, desde suas primeiras notificações no século XVI até os quilombos tardios na véspera da Abolição, de modo a recuperar diversas faces que evidenciam sua permanência no pós-emancipação e o surgimento ampliado de um campesinato negro nos séculos XX e XXI. A mesa redonda do último dia contará com a participação de representantes de comunidades quilombolas, apresentando questões contemporâneas que ainda permanecem vivas no cotidiano brasileiro.

A atividade será ministrada por Flávio Gomes, historiador e professor da UFRJ, com as participações de Andrea Mendes (Comunidade Ibaô/ Campinas) e Dener Hector de França Morato (Quilombo São Pedro/ Vale do Ribeira).

Na ocasião, serão debatidos argumentos sobre a permanência dos quilombos no pós-emancipação e o surgimento ampliado de um campesinato negro nos séculos XX e XXI.

A atividade é gratuita.