Você está aqui: Página Inicial / Eventos / Encontros / Políticas Culturais: um comparativo entre as eras FHC e Lula

Políticas Culturais: um comparativo entre as eras FHC e Lula

Trabalho de iniciação científica de Ricardo Alexandre da Costa Rosado apresentado no IRI - USP (Instituto de Relações Internacionais). Reapresentado no IEA na terça-feira 10 de novembro de 2015 a pesquisadores ligados ao Fórum Permanente.

A pesquisa de iniciação científica Políticas Culturais: um comparativo entre as eras FHC e Lula, foi apresentada por seu Ricardo Alexandre Batista da Costa Rosado e debatida por diversos pesquisadores ligados ao Fórum Permanente e/ou ao IEA.

Resumo da pesquisa:

Este trabalho tem por objetivo estabelecer uma comparação entre as políticas culturais adotadas nos principais períodos políticos do Brasil desde a redemocratização – as eras de Fernando Henrique Cardoso, de 1995 a 2002, e de Luís Inácio Lula da Silva, de 2003 a 2010 – e mostrar como a forma que os responsáveis enxergavam conceitos como políticas públicas e cultura interferiu tanto no escopo quanto na aplicação de suas políticas culturais. Para isso, fez-se necessário o uso de extensa bibliografia com o intuito de retomar tais conceitos,essenciais a essa temática, bem como os principais fatos históricos do país relacionados ao campo cultural. Para entender como as diferentes administrações atuaram em sua época, analisou-se tanto os dispositivos legislativos relacionados ao campo cultural como os indicadores financeiros das leis de incentivo à cultura em cada período.

 

Acesso ao trabalho completo

 

 

Participantes do debate

Gilberto Mariotti

Liliana Sousa e Silva

Teresa Cristina Toledo

Ana Carolina Biscalchin

Pedro Dallari

Martin Grossmann

Participantes do debate via videoconferência:

Marcia Ferran

Raquel Garbelotti

Lúcio Bittencourt