Você está aqui: Página Inicial / Eventos / Exposições / About Academia I-II, uma Interpretação Online, 2011-2017 (2021) / “About Academia e o debate do STEM & STEAM na universidade"

“About Academia e o debate do STEM & STEAM na universidade"

O Grupo de Pesquisa Fórum Permanente: Sistema Cultural entre o Público e  o Privado, o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo e a  Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin realizam no dia 19 de novembro, às 10h o encontro virtual “About Academia e o debate do STEM & STEAM na universidade", que faz parte da série de encontros para contextualizar a exposição About Academia do artista espanhol Antoni Muntadas à realidade brasileira e latino americana.

O encontro visa trazer para o contexto universitário o debate crítico sobre o papel da arte neste âmbito, em particular diante da prevalência do STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics) em suas políticas e ações institucionais. Contando com a participação do artista, a mesa será composta por Soraya Soubhi Smaili (professora Titular da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp e Reitora desta mesma universidade de 2013 a 2021); Marcos Buckeridge (Biólogo e Diretor do Instituto de Biociências da USP, coordenador do programa USP-Cidades Globais no IEA-USP). A introdução e mediação do evento será conduzida pelo diretor do IEA-USP, Guilherme Ary Plonski.

A exposição online About Academia consiste de depoimentos e entrevistas acerca da academia, principalmente sob o prisma do sistema de ensino superior norte-americano. A exposição está disponível neste link: aboutacademia.iea.usp.br, assim como os registros das mesas-redondas que foram realizadas no primeiro semestre deste ano. Os debates iniciais versaram sobre:



  • Que Universidade Queremos? realizada no dia 30/04 com a participação do artista Antoni Muntadas, de Aílton Krenak, Macaé Evaristo e de Néstor Garcia Canclini.

  • Intercontinental Academia, realizada no dia 10/05 com a participação de Nikki Moore (EUA), Érica Peçanha (Brasil), David Gange (Inglaterra), JuliaBuenaventura (Colômbia)  e Mariko Murata (Japão).

  • Universidade e Contexto realizada no dia 10/05 com a participação de Naomar de Almeida, Helena Nader, Renato Janine Ribeiro e Guilherme Wisnik




About Academia e o debate do STEM & STEAM na universidade" - Encontro virtual transmitido pelo canal do IEA e pelo Fórum Permanente

Data: 19 de novembro, às 10h-12h30

Participantes:

Profa. Soraya S. Smaili
Prof. Marcos Buckeridge
Prof. Antoni Muntadas (Artista)
Prof. Guilherme Ary Plonski (Mediação)