Você está aqui: Página Inicial / Eventos / Exposições / Arte Contemporaneo - ARCO / Imprensa: Notícias ARCO 2008 / Espanha recebe exposições de cem artistas brasileiros em 2008

Espanha recebe exposições de cem artistas brasileiros em 2008

Folha de S. Paulo - SP, Da Redação, 24/10/2007

Uma espécie de "Ano do Brasil em Madri" começa em fevereiro, com oito instituições da capital espanhola apresentando exposições de artistas brasileiros. O catalisador da "invasão" brasileira é a 27ª Arco, uma das principais feiras de arte contemporânea do mundo, que acontece de 13 a 18 de fevereiro. A programação seguirá em Madri até o fim de março.

Ontem, a diretora da Arco, Lourdes Fernández, apresentou a programação da feira, que tem como convidado principal o Brasil. Dois curadores, Moacir dos Anjos e Paulo Sergio Duarte, selecionaram cem artistas brasileiros de 20 galerias para uma mostra especial na Arco. A exposição terá um andar inteiro em um dos nove pavilhões do evento.

A programação paralela e a seção curatorial da Arco foram definidas entre o evento, o MinC (Ministério da Cultura), as galerias participantes e as instituições de Madri. "Nosso objetivo é estreitar cada vez mais as relações entre Espanha e América Latina. Nesse sentido, o Brasil ocupa um papel estratégico", afirma ela.

Dos museus espanhóis mais famosos, o Reina Sofia irá apresentar instalação de José Damasceno. Duas grandes coletivas serão exibidas em dois espaços: o Alcalá 31 terá "Contraditório Panorama 2007", atualmente em cartaz no MAM-SP e com curadoria de Anjos, com artistas como Rivane Neuenschwander, Efrain Almeida, Cinthia Marcelle, entre outros. Já a Casa de América sediará "Heteronímia Brasil", com obras de Ana Tavares, Elida Tessler, Sandra Cinto e outros artistas.

Rosângela Rennó e Eder Santos terão mostras com fotografias e vídeos no espaço Canal Isabel 2ª. A Casa Encendida, espaço dedicado a novas mídias, abrigará trabalhos de Cao Guimarães e Lucia Koch. Carmela Gross e Fernanda Gomes irão fazer intervenções no espaço El Matadero, que abrigará uma residência de dois coletivos -um brasileiro e um espanhol -, ainda não definidos. O museu Conde Duque terá gravuras de Lasar Segall, Oswaldo Goeldi e Iberê Camargo.

A Filmoteca Espanhola irá realizar um ciclo com títulos recentes do cinema nacional, com a Cinemateca Brasileira.