Você está aqui: Página Inicial / Eventos / Exposições / Arte Contemporaneo - ARCO / Imprensa: Notícias ARCO 2008 / Ministério da Cultura cria site com informações sobre a participação brasileira na ARCO

Ministério da Cultura cria site com informações sobre a participação brasileira na ARCO

Secretaria de Políticas Culturais, Ministério da Cultura

Arco 2008

Ministério da Cultura cria site com informações sobre a participação brasileira na ARCO

O Brasil será homenageado em uma das mais importantes feiras de arte contemporânea do mundo, a Arco 2008. Realizada há 26 anos, na cidade de Madri, a feira é voltada para a apresentação e o comércio da produção artística na área das artes visuais e ocorrerá entre os dias 13 e 18 de fevereiro.
A Arco funciona como um ponto de encontro de colecionadores europeus, norte-americanos, asiáticos e ibero-americanos atraídos pela alta qualidade das galerias e pelo dinamismo do mercado das artes. O sucesso de vendas registrado na última edição do evento e o crescimento exponencial do mercado da arte na Espanha e no mundo suscitam o interesse de donos de galerias e compradores internacionais, gerando expectativas excepcionais para a edição de 2008. Ao todo serão representadas 257 galerias de 34 países.
Logo após ser formalizada a proposta de homenagem por parte da organização da 27ª Feira Internacional de Arte Contemporânea de Madri, o Ministério da Cultura criou um Grupo de Trabalho para definir como seria a participação brasileira no evento. O grupo elegeu os curadores Moacir dos Anjos e Paulo Sergio Duarte como responsáveis pela seleção dos artistas participantes. O processo, que selecionou 108 artistas, foi baseado em uma criteriosa lista de pré-requisitos que levou em conta a valorização da diversidade cultural e regional brasileira, dentre outros aspectos. A Arco 2008 reunirá o maior número de artistas brasileiros visuais contemporâneos vivos em toda a história do país.
O ministro da Cultura, Gilberto Gil, considera a presença do Brasil como país convidado uma celebração à produção visual brasileira pois permitirá o conhecimento de seus múltiplos valores. “Uma tradução cultural para o contexto de Madri daquilo que atualmente é desafio no campo estético brasileiro, mostrando respostas artísticas arejadas que diferenciam-se no sistema global”, afirma.
Com objetivo de otimizar a visibilidade da arte brasileira durante o período da Feira Internacional, o MinC firmou parceria com instituições culturais em Madri para desenvolver uma série de projetos paralelos como mostras, debates, atividades culturais e publicações.

Site brasileiro da Arco 2008

A participação do Brasil na programação oficial e nas atividades paralelas à Arco 2008 já pode ser acompanhada diariamente no site www.cultura.gov.br/brasil_arte_contemporanea.
A página apresenta informações detalhadas sobre os artistas brasileiros representados na Feira, fotos de suas obras e um calendário completo das atividades.
O internauta também pode acompanhar as principais notícias sobre a Arco veiculadas na imprensa brasileira, além de publicações on-line sobre arte contemporânea e artigos relacionados à Economia da Cultura.
   

Secretaria de Políticas Culturais
Ministério da Cultura