Você está aqui: Página Inicial / Eventos / Exposições / Encantar na Fronteira do Conhecimento / Grace at the Boundary of Knowledge

Encantar na Fronteira do Conhecimento - Mesas Redondas e Oficina

 

Home

Mesa Redonda 16/11 às 14h30:
Sobre Desenho - Cânones, Experimentos, Transcendências

Mesa Redonda 17/11 às 14h30:

Conversa Sobre Arte, Ciência e Conhecimento

Oficina 19/11 às 14h:

Poética do desenho, de desenhar um espaçodesenhar no espaço.

 

Na semana de encerramento da exposição Grace at the Boundary of Knowledge/ Encantar na Fronteira do Conhecimento, o Instituto de Estudos Avançados e o Centro MariAntonia organizam duas mesas redondas com a participação da artista Sandra Boeschenstein e da curadora alemã Britta Padberg idealizadora do Programa de Residências Artísticas do Centro de Pesquisa Interdisciplinar da Universidade de Bielefeld (ZiF), a fim de debater com profissionais brasileiros os entrelaces entre a ciência e a arte, como também a prática e a poética do desenho no campo expandido, seja nas artes, como em outras áreas do conhecimento.

 

Além destas duas mesas redondas, no dia 19 de novembro, sábado, será oferecida uma oficina prática de desenho por Sandra Boeschenstein no centro MariAntonia na qual ela irá compartilhar os seus conceitos, estratégias e técnicas de desenho como também instigar a criatividade dos alunos.

 

-----

O Centro Maria Antonia da USP inaugura, no dia 6 de agosto, a exposição Encantar na fronteira do conhecimento / Grace at the boundary of knowledge, individual da artista suíça Sandra Boeschenstein.

As obras buscam o conhecimento pelo desenho, explorando a fronteira entre tangível e intangível, imagem e linguagem, informação e poesia/poética.

A curadoria é de Britta Padberg, diretora-executiva do Centro de Pesquisa Interdisciplinar da Universidade de Bielefeld (ZiF) entre 2008 e 2020, na Alemanha, e de Martin Grossmann, professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP).

A mostra, que acontece no edifício Joaquim Nabuco, em parceria com o Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, e o Centro de Pesquisa Interdisciplinar da Universidade de Bielefeld (ZiF), na Alemanha, coloca o ato de percepção no centro, tornando visível a natureza dinâmica dos significados. A artista conta que usa o desenho como meio para observar como a cognição e o pensamento andam juntos.

Para a artista, “mentalmente, cognição e pensamento não possuem relação  hierárquica. A minha questão é como o significado aparece enquanto eu observo e desenho”.

Sandra explica que geralmente - quando usamos diferentes meios - a linguagem ocupa um lugar de destaque, enquanto a imagem tem um caráter meramente ilustrativo ou afirmativo. “Além disso, tendemos a fazer quebras de sentidos em diferentes meios, e a coesão do significado surge no custo do valor expressivo de cada meio independente”, explica.

Seu trabalho artístico busca um movimento de oposição ao abafamento das capacidades de cada meio que lhes dá um objetivo informacional específico. Ela diz que faz isso porque “as circunstâncias da criação da imagem são normalmente ‘cobertas’, e isso é problemático, porque as circunstâncias são parte integrante do resultado”.

O curador Martin Grossmann destaca a centralidade da interdisciplinaridade em um Instituto de Estudos Avançados e a importância da presença da primeira artista visual visitante no IEA da Universidade de São Paulo, produzindo uma obra in situ, instalativa.

“O Centro Maria Antonia da USP neste caso se torna uma extensão em interação desta plataforma interdisciplinar  — que é o Instituto de Estudos Avançados da USP — ao propiciar a ambiência e a necessária complementaridade para sua realização".

Esta parceria seja com o Maria Antonia, seja com o ZIF (o primeiro Instituto de Estudos Avançados baseado em uma universidade), potencializa ainda mais essa missão ambiciosa de investir no encontro de diferentes culturas, conhecimentos, disciplinas, saberes e práticas que o IEA vem realizando ao longo de seus 35 anos de vida”, explica.

Seja pelo seu investimento singular na linguagem do desenho, em modo expandido, seja em suas marcantes participações em outros Institutos de Estudos Avançados na Europa interagindo em equivalência com cientistas, intelectuais de diferentes matrizes, Sandra Boeschenstein com suas inusitadas obras, provoca reações e questionamentos dos mais diversos.

Encantar na fronteira do conhecimento estabelece uma espécie de jogo com o visitante, no entanto as peças, o tabuleiro (a espacialidade), as regras e os referenciais não estão objetivamente delineados.

ATENÇÃO: A experiência causa estranhamentos, deslocamentos, indagações, fundamentais na expansão do conhecimento.

Na abertura da exposição, 6 de agosto, a partir das 12 horas, a artista Sandra Boeschenstein e o curador Martin Grossmann recebem o público para uma conversa sobre a exposição no edifício Joaquim Nabuco.

Encantar na fronteira do conhecimento conta ainda com o apoio do grupo de pesquisa do IEA - Fórum Permanente: Sistema Cultura  entre o público e o privado, da fundação suíça para a cultura Pro Helvetia através do programa Coincidências e do Consulado Suíço em São Paulo.

 

 

 

Serviço

Exposição Encantar na fronteira do conhecimento / Grace at the Boundary of Knowledge
Abertura 6 de agosto - a partir das 11 horas

Conversa na exposição com a artista Sandra Boeschenstein e o curador Martin Grossmann às 12 horas

Onde | Centro Maria Antônia – Edifício Joaquim Nabuco

Rua Maria Antônia, 258 – Vila Buarque – São Paulo, SP (próximo às estações Higienópolis e Santa Cecília do metrô)

Quando | De 6 de agosto a 20 de novembro de 2022

Visitação | terça a domingo, e feriados, das 10 às 18 horas (obrigatório uso de máscara de proteção individual e apresentação de carteira de vacinação contra covid-19 com pelo as duas doses ou dose única no caso da vacina da janssen e dose de reforço)

Classificação | Livre

Quanto | Grátis

Informações | (11) 3123-5202

 

Regua video grace branco todos