Você está aqui: Página Inicial / Eventos / Exposições / Sonsbeek 2008 / Apresentação

Apresentação

A principal exposição internacional de escultura da Holanda acontecerá no Sonsbeek Park em Arnhem de 13 de Junho até 21 de Setembro. Sonsbeek 2008 é a décima exposição de uma série que construiu uma reputação quase legendária desde 1949. A cada 7 anos, o evento apresenta visões pessoais e críticas sobre desenvolvimentos na arte contemporânea, focados na escultura. Diretores artísticos anteriores incluem: Saskia Bos, Valerie Smith e Jan Hoet.

A Décima Sonsbeek é intitulada "Grandeza". O conceito foi desenvolvido pela curadora e crítica Anna Tilroe: “Grandeza, o tema da Sonsbeek 2008, é muito específica e afeta a todos. A ânsia por grandeza está relacionada ao sentimento de vazio interior na cultura ocidental. Não existe mais uma visão nova e nobre sobre a humanidade à qual podemos aspirar. A arte tem a possibilidade de apresentar outra opção, de revelar nosso pontecial desconhecido. A arte pode revelar o mundo e nós mesmos de maneira renovada e cheia de possibilidades sem precedentes. Para mim, a dolorosa mas corajosa busca em transcender nossas limitações diárias é a Grandeza”.

A diretora artística selecionou 28 artistas internacionais para interpretar o tema “Grandeza”. Especialmente para a Sonsbeek 2008, eles estão fazendo uma escultura ou instalação que reflete um ponto de vista próprio e que ao mesmo tempo representa a aspiração para a grandeza humana.

Esta exposição busca o envolvimento do público na arte que, segundo Anna Tilroe, “quer ser mais do que meramente arte para o mundo da arte”. O prelúdio da exposição é uma procissão festiva e solene no dia 8 de junho. Antes de serem instaladas no parque, as obras de arte serão carregadas através do centro da cidade por centenas de habitantes de Arnhem organizados em “Guildas”. Para a curadora: “Uma procissão é uma ferramenta poderosa para invocar uma experiência conjunta na qual as pessoas estão conectadas. Na Sonsbeek 2008, procissão tem um significado simbólico distinto: celebrar arte como símbolo da imaginação humana e conscientização social”.