Você está aqui: Página Inicial / Eventos / Jornadas / Crise da Imagem

Simpósio Internacional - Crise da Imagem

Simpósio Internacional - Crise da Imagem

ProgramaçãoRelatos Críticos Registros em Vídeo Inscrições e Certificados

 

Simpósio Internacional - Crise da Imagem

26, 27, 28 e 29 de agosto de 2008

Local do Simpósio

Auditório do Goethe Institut

Rua Lisboa, 974, 05413-011, São Paulo, SP, Brasil.

 

A onipresença das imagens, ou a crise da imagem dela resultante, tem dominado o debate no campo da História da Arte nos dois lados do Atlântico desde o surgimento do assim chamado “iconic turn”, ou “pictorial turn”. O presente congresso visa promover uma avaliação crítica e principalmente uma revisão desses debates a partir de duas perspectivas fundamentais, uma historiográfica e outra teórica. As seguintes questões nortearão o debate.

 

Crise da Imagem

 

Que aspectos devem ser postos em primeiro plano ao pensar a questão da imagem hoje? a lógica da imagem, ou uma nova antropologia da imagem, paradigmas da comunicação, da midialogia, ou da história da arte?

Serão as discussões atuais uma continuidade dos debates sobre a crise da representação, tal como ela se desenvolveu no início do século XX? E quais são as formas de recepção desses debates nos diferentes contextos locais e teóricos?

As discussões atuais apresentam uma busca por uma nova universalidade, ou de que forma devem ser levados em consideração os diferentes contextos?

E, até que ponto tradições de pensamentos nacionais e pressupostos institucionais definem a estruturação do debate sobre estudos culturais, como o que se refere à cultura visual?

 

Organizadores:

 

Jeans Baumgarten, Claudia Valladão de Mattos, Luciano Migliaccio, Luiz Marques, Joachim Bernauer, Carminha Favero Góngora.

 

 

 

 

 

Realização

 

 

 

 

apoio