Você está aqui: Página Inicial / Eventos / Jornadas / EM DEBATE: CONSERVAÇÃO E PRESERVAÇÃO NO BRASIL / Relatos Críticos: Em Debate Conservação e Preservação no Brasil

Relatos Críticos: Em Debate Conservação e Preservação no Brasil

Aqui estão reunidos os Relatos Críticos produzidos por convidados e convidadas do Fórum Permanente.

Para saber qual é a proposta de escrita dos Relatos Críticos dos eventos do Fórum Permanente clique aqui!

Relato Crítico: “Atuação do Conservador-Restaurador: O Conservador de Museu e o Conservador de Ateliê”

O primeiro encontro da série “Mesas-Redondas em Conservação e Restauração” voltou-se à discussão das peculiaridades do trabalho do conservador de instituição em relação ao atuante em ateliê particular. O debate ocorreu nas instalações do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, em 26 de outubro de 2017, e contou com a participação dos conservadores Karen Barbosa (MASP), Teresa C. Toledo de Paula (Museu Paulista), Ana Carolina Delgado Vieira (Museu de Arqueologia e Etnologia) e Stephan Schäfer (Stephan Schäfer Conservação e Restauro Ltda.). A mediação foi de Isis Baldini, que também atua como conservadora. O debate foi transmitido em tempo real na página do IEA-USP por meio da qual os espectadores virtuais puderam enviar suas perguntas e comentários.

Por Verônica Spnela

Relato Crítico: “Conservação de Obras em Trânsito/Empréstimo”

O terceiro encontro da série “Mesas-Redondas em Conservação e Restauração” foi dedicado à reflexão sobre a conservação de obras em trânsito, com foco no empréstimo de obras para exposição.

Por Juliana Bittencourt