Você está aqui: Página Inicial / Eventos / Mesas redondas / COLÓQUIO INTERNACIONAL “HISTÓRIA E(M) MOVIMENTO: MAM 60 ANOS”

COLÓQUIO INTERNACIONAL “HISTÓRIA E(M) MOVIMENTO: MAM 60 ANOS”

COLÓQUIO INTERNACIONAL “HISTÓRIA E(M) MOVIMENTO: MAM 60 ANOS”
Museu de Arte Moderna de São Paulo
7 e 8 de novembro de 2008

Apresentação

O Colóquio Internacional “História e(m) Movimento: MAM 60 anos” celebra o aniversário de fundação do Museu de Arte Moderna de São Paulo com quatro mesas-redondas, compostas por curadores, críticos e professores do Brasil, Espanha, Eslovênia, França e Portugal. As mesas-redondas serão coordenadas pelos membros do Conselho Consultivo do MAM-SP e pelo Curador do Museu. As mesas-redondas tratarão das fronteiras entre a arte moderna e a contemporânea, tanto do ponto de vista da história da arte, como das práticas museológicas. Como circunscrever o modernismo hoje? Qual a relação entre os museus de arte moderna e a produção atual? Como avaliar a explosão de novos edifícios para abrigar museus de arte contemporânea?
A inscrição para o evento é gratuita, e os inscritos receberão um certificado de participação. O Colóquio integra a programação paralela à mostra “MAM 60”, que ocorrerá na Oca.

Maiores informações: educativo@mam.org.br

 


Mesa 1: “É tudo contemporâneo ? ” [VÍDEO]
Mediador: Lisette Lagnado (Conselho Consultivo do MAM-SP, Fac. Santa Marcelina)
Palestrantes: Cristina Freire (MAC/USP) / Zdenca Badovinac (diretora Moderna Galerija de Ljubliana, Eslovênia)


Tema: Um, na América do Sul, outro na Europa do Leste: o Museu de Arte Moderna de São Paulo e a Moderna Galerija de Ljubliana estão comemorando 60 anos de existência. Como a Eslovênia, com seu passado comunista associado às vanguardas européias, compreende a modernidade? Já São Paulo vem assistindo à sobreposição de identidade de seu Museu de Arte Moderna (criado em 1948) e o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (criado em 1963). É tudo contemporâneo? O seminário “História e(m) movimento: dois casos: Moving History: two show-case, tem por objetivo analisar a missão da instituição museológica sob a perspectiva da pesquisa que qualifica seu acervo (memória ativa) e de sua política de aquisições (futuro da história).


Mesa 2: “Declinações do moderno: América Latina” [VÍDEO]
Mediador: Annateresa Fabris (Conselho Consultivo do MAM-SP, USP)
Palestrantes: Maria Lucia Kern (PUC, Porto Alegre) / Icleia Cattani (UFRGS, Porto Alegre)

Relato por Adriana Pucci Penteado de Faria e Silva [RELATO]

 

Tema: Quais são os marcos da “questão moderna” nas artes da América Latina ? Eles devem ser localizados nas primeiras décadas do século XX? Ou não será necessário englobar a segunda metade do séc XIX para não criar uma visão parcial e comprometida apenas com uma leitura de caráter formalista?
A arte moderna que se configura na América Latina pode ser adjetivada de maneira negativa, por não responder de todo ao modelo estabelecido na Europa? Ou deverá ser pensada a partir de suas peculiaridades, a fim de entender a relação tensa que estabelece com os parâmetros de uma (suposta) modernidade universal?
Estas são algumas das questões que servirão de norte a uma discussão sobre os significados que o moderno adquire na América Latina, no âmbito do evento “MAM-60 anos”


Mesa 3: “O Moderno hoje: desafios e dilemas” [VÍDEO]
Mediador: Luiz Camillo Osório (Conselho Consultivo do MAM-SP, PUC, Rio de Janeiro, UNIRIO)
Palestrantes: Delfim Sardo (critico e curador, Un. de Coimbra, Portugal) / Antonio Cicero (crítico e ensaísta, Rio de Janeiro)

Relato por Thais Assunção Santos [RELATO]


Mesa 4: “Arte contemporânea e Natura: a expansão do território do museu” [VÍDEO]
Mediador: Felipe Chaimovich (Curador do MAM-SP)
Palestrantes: Laurent Le Bon (Curador do Centro Pompidou, Paris, e de Versailles Off, França) / Teresa Luesma (Diretora Centro Arte e Natureza, Huesca, Espanha)
Tema: A instalação de obras de arte contemporâneas em parques ou paisagens naturais coloque em questão a identificação entre o espaço do museu e o edifício arquitetônico. Ao contrario da recente multiplicação dos novos prédios dos museus, vemos as ações artísticas ao ar livre se fortificar, o que se opõe a noção do patrimônio arquitetônico como condição para a existência de um museu. Quais são as condições para que os museus possam trocar suas praticas institucionais, se desvinculando de sua identificação com um edifício?

Relato por Ilana Seltzer Goldstein [RELATO]

 

Programação (Auditório MAM)

Convite Colóquio - MAM 60 anos