Você está aqui: Página Inicial / Eventos / Mesas redondas / Fórum Permanente no debate acerca do Humboldt-Forum

Fórum Permanente no debate acerca do Humboldt-Forum em Berlim

Apresentação

 

Resumos de PalestrasGaleria de Imagens Arquivo em vídeos Publicação link relacional: Museus de Berlin em São Paulo, agosto 2006

O Fórum Permanente participou entre os dias 3 e 5 de dezembro de 2015 da conferência internacional Perspektiven15 "Museu, Públicos, Media" realizada na Universidade Humboldt de Berlim, evento composto de debates e palestras acerca do Humboldt-Forum e da reconstrução do Palácio de Berlim, semi-destruído na 2a Guerra Mundial mas substituído pelo regime comunista por um predio modernista que abrigou o Parlamento da Alemanha Oriental após o fim da Segunda Guerra Mundial até a reunificação no final do século passado.  A fim de expor e aproximar um pouco esta conferência do público brasileiro, bem como desse projeto ambicioso que completará o conjunto de acervos abrigados pelos outros cinco museus que se encontram na "Ilha de Museus de Berlin" o Fórum Permanente traduziu a descrição do evento e os seus objetivos para o português, e adiciona outras informações relacionais a esse projeto. A programação da conferencia e demais informações estão disponíveis em Alemão e Inglês no site do evento: http://www.medientagung.humboldt-forum.de.

Fórum Permanente no debate acerca do Humboldt-Forum em BerlimIlha dos Museus - Berlim

 

Martin Grossmann, coordenador e curador geral do Fórum Permanente e então diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP participou no dia 4 de dezembro de 2015 de uma painel com o cineasta alemão Alexander Kluge seguido de um debate com a participação de Horst Bredekamp e Hermann Parzinger, ambos diretores do Humboldt Forum. O resumo, em português, das palestras de ambos podem ser encontradas [AQUI].

De meados de setembro ao final do ano de 2016, Martin Grossmann, estará vinculado como pesquisador-visitante, ao grupo de pesquisa Interdisciplinary Laboratory Image Knowledge Gestaltung, um "Cluster of Excellence" da Humboldt Universität zu Berlin.

Atualmente, esse Cluster está iniciando o desenvolvimento de uma nova área de investigação "Colecionismo & Exposição". Essa área prioritária de investigação ligará a história de coleções científicas e acadêmicas, teoria e técnica cultural de seleção e exposição, com os desafios enfrentados pela pesquisa e comunicação da ciência hoje. Juntamente com pesquisadores e curadores do Cluster e do Hermann von Helmholtz Zentrum für Kulturtechnik da mesma universidade, nesse período de 3 meses, Grossmann trabalhará com as questões lançadas por essa nova frente de pesquisa, buscando produzir e promover novas implicações teóricas e práticas sobre o futuro das Coleções e das Exposições. De forma mais especifica estará intrinsecamente relacionado ao desenvolvimento de ideias e ações para a integração do Labortório-Humboldt ao Humboldt-Forum, esse novo museu em construção na ilha dos museus em Berlin com inauguração prevista para 2020.

2015 12 05 16.30.372015 12 05 16.20.252016 10 9

webcam tempo real da construção do novo palácio |   breve história da arquitetura do palácio |  o novo palácio de Berlim em uma versão virtual


 

Quem somos?

O Fórum Humboldt é um centro para o diálogo entre as culturas emergentes do mundo no coração de Berlim. Ele irá combinar os elementos de museu, biblioteca, universidade, e grande espaço para eventos sob um único teto. Aliando cultura, ciência e educação, assim como as instituições, Stiftung Preussischer Kulturbesitz, a Universidade Humboldt de Berlin, a prefeitura de Berlim, e a Stiftung Berliner Schloss – o Fórum Humboldt já começou a testar formas inovadoras de cooperação. A Conferência de mídia é pensada para ser a largada, do futuro digital compartilhado do Fórum Humboldt.

O que fazemos?

Os novos meios de comunicação terão um papel especial no Fórum Humboldt. Como eles podem nos ajudar a investigar os mundos digital e real de diferentes pontos de vista? Como eles podem promover a diversidade cultural e nos ajudar a transmitir realidades diferentes? Qual será o “estado da arte” no futuro? Como será o amanhã digital no Fórum Humboldt? Na conferência, especialistas internacionais de diferentes disciplinas irão abordar estas questões de forma crítica e com o olhar voltado para o futuro.

Aonde vamos?

Por último, mas não menos importante, a conferência vai reunir especialistas e colocá-los em contato com o público, para ajudar a planejar e desenvolver estratégias e normas para o conceito de mídia global do Fórum Humboldt, bem como projetos de mídia individuais. Pesquisas e eventos sobre temas totalmente diferentes estão nos trabalhos. Esperamos que suas ideias também irão ajudar a influenciar o projeto em curso que é o Fórum Humboldt.