Programação

Mesa-redonda: Mercados Emergentes em Curadoria - Práticas Curatoriais
Data e horário:
30/06/2014 das 19 às 22 horas

Mediação: Sandra Tucci, professora responsável pela coordenação do curso de pós-graduação em Curadoria de Artes do Senac Lapa Scipião; e Ana Laura Taddei, docente dos cursos de Curadoria em Artes e Gestão Cultural.

José Antonio Marton
Nascido em Cajobí, São Paulo, em 1966, José formou-se em Artes Plásticas pela Faculdade Santa Marcelina, em 1988. Em 2009, criou a segunda marca de design: M2. Em 2011, participou como artista da exposição A Bola da Vez, na Itália; do Banco de Ideias, edição da Casa Brasil, em Bento Gonçalves (RS); e do Clube do Design do MAM, em São Paulo.

Paulo Klein
Jornalista cultural, crítico e curador de artes visuais, Paulo atua no mercado desde 1973. Ao longo de quatro décadas foi colaborador em publicações como Folha de São Paulo e nas revistas IrisPhoto e Select, entre outras. Realizou mais de 20 curadorias de exposições, dentre elas: Fiesta em Oh Linda - MAC PE; Viva Valauri - MIS SP; Regina Vater - Pinacoteca SP; Visconti - e de livros (Brazilian Art Book 1 e The Art Book Brazil - Figuração, Abstração, Geometria e Fotografia).

Tadeu Chiarelli
Doutor e mestre em Educação Artística pela Universidade de São Paulo, Tadeu é professor junto ao Departamento de Artes Plásticas da USP. Foi curador-chefe do Museu de Arte Moderna de São Paulo de 1996 a 2000. Em 2010, foi nomeado diretor do Museu de Arte Contemporânea da USP. Áreas de atuação: história da arte, teoria da arte, crítica da arte, arte e fotografia, arte brasileira contemporânea; e de linha de pesquisa: história, crítica e teoria da arte.

 

 

Mesa-redonda: Mercados Emergentes em Curadoria - Práticas Curatoriais
Data e horário:
31/07/2014 das 19 às 22 horas

Mediação: Sandra Tucci, professora responsável pela coordenação do curso de pós-graduação em Curadoria de Artes do Senac Lapa Scipião; e Ana Laura Taddei, docente dos cursos de Curadoria em Artes e Gestão Cultural.

Rejane Cintrão
Mestre em História da Arte pela ECA-USP, Rejane é fundadora do Isso é Arte do programa Novos Curadores (2010 a 2012). Atua nas áreas de curadoria, produção executiva e idealização de projetos de arte contemporânea desde 1983. Curadora convidada para os projetos na Torre Santander, São Paulo (desde 2011) e idealizadora do projeto de site specifics no Espaço Cultural do Hospital Edmundo Vasconcelos (desde 2010).

Giselle Beiguelman 
Midiartista, curadora e pesquisadora, a profissional atua nas áreas relacionadas à criação e crítica de arte mídia. Entre suas publicações recentes destaca-se: Nomadismos Tecnológicos (com Jorge La Ferla, publicado em espanhol, pela editora Ariel, e em português pela editora Senac, em 2011). Foi curadora do Nokia Trends (2007 e 2008) e diretora Artística do Instituto Sergio Motta (2008-2010).

Paula Alzugaray
Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, é diretora de redação da revista seLecT e edita a seção semanal de artes visuais da revista Istoé. Entre seus projetos curatoriais recentes incluem-se: as exposições Circuitos Cruzados – Centre Pompidou Encontra o MAM, no MAM SP; +2 - Katia Maciel e André Parente, na Caixa Cultural de Brasília; Latin America Uncontained, na LOOP Fair Barcelona; e Video Brésilienne: un Anti-Portrait, no Centro Georges Pompidou (Paris).

Conteúdo relacionado
Mercados Emergentes em Curadoria