GAM – Arte Global e o Museu

GAMGlobal Art and the Museum, representa um projeto do ZKM| Center for Art and Media Karlsruhe. Seu objetivo é explorar o impacto da globalização da arte sobre as instituições de arte, crítica de arte e o mercado de arte. Como disputado patrimônio do passado colonial, a “arte mundial” precisa ser distinguida hoje da “arte global”, um fenômeno contemporâneo que emergiu apenas há vinte anos. A “arte moderna” com seu canon ocidental e seus pressupostos universais parece terminar com o fenômeno da arte global. Por isto, é a intenção do GAM investigar - se e como - o globalismo desafia a continuidade de uma noção unificada de “arte”. Apesar, ou por causa de sua prática global, a arte no novo século parece passar por mudanças profundas em seu significado regional. Enquanto o mercado de arte, assim como sua nova clientela, age em uma escala global, os museus de arte operam dentro de um quadro nacional e urbano e por isto se dirigem a públicos diferentes.

Global Window, oferece notícias de eventos atuais e publicações que tratam da virada global no mundo da arte. Está conectada com o banco de dados que servirá como ferramenta de pesquisa. Monthly Guest Authors exemplifica as diferentes agendas do projeto. O livro Contemporary Art and the Museum. A Global Perspective, editado por Peter Weibel e Andrea Buddensieg, oferece um contorno do projeto e contém resultados de conferências anteriores. Foi seguido da conferência internacional Where is Art Contemporary? Organizada pelo ZKM, em outubro de 2007, com o apoio da Fritz Thyssen Stiftung e teve a participação de representantes de museus etnográficos e de arte do mundo todo.

Em 2008, GAM inicia uma série de oficinas internacionais cujo objetivo é construir uma rede para a cooperação global e para publicar visões de diferentes regiões do planeta. A primeira oficina será organizada pelo ZKM e pelo Instituto Goethe de São Paulo com a colaboração do Fórum Permanente de Museus de Arte entre os dias 21 e 22 de agosto. A próxima oficina, organizada com o Instituto Goethe / Max Mueller Bhavan e a Jawahal Nehru University, se dará em Nova Deli entre os dias 10 e 11 de outubro. Em 2009 se seguirão conferências na Austrália e em Hong Kong.

Bolsas de três meses darão a oportunidade de criar jovens acadêmicos em todo o mundo. As primeiras duas bolsas Felix Burda apoiadas pelo Burda Media serão inauguradas no dia 10 de novembro de 2008, em Munique, em cooperação com o Instituto Goethe. Será anunciado um programa de bolsas de três meses oferecidas pelo GAM com o apoio da Fritz Thyssen Stiftungounced, em breve. Em 2011, a exposição do ZKM Global Art. A Critical Reassessment trará metas palpáveis deste projeto para um público maior.


GAMConceito

http://www.globalartmuseum.de/site/home