Você está aqui: Página Inicial / Eventos / Oficinas e Workshops de Curadoria / Processos e desafios: curando a Bienal do Mercosul

Processos e desafios: curando a Bienal do Mercosul

oficina de Gabriel Pérez-Barreiro

 

Fórum Permanente: Museus de Arte - entre o público e o privadologos do apoio cultural da espanha (160)Fundação Bienal Mercosul

 

Assista à gravação (6 partes)

 


 

Sabemos que as bienais estão em crise, que o modelo está cada vez mais criticado e com mais motivos.  Entretanto, cada vez existem mais bienais, e os recursos destinados cada vez maiores. Para que e para quem existem estas bienais? Existe a possibilidade de usar os recursos de uma bienal para articular uma relação produtiva com a sociedade que a apóia? Poderia um bienal ser uma instituição pedagógica, enfocada na comunicação entre a arte contemporânea e o grande público?

Estas perguntas nortearam a curadoria e gestão da 6ª Bienal do Mercosul, realizada em Porto Alegre, em 1º Setembro até 18 de Novembro deste ano. O curador geral, Gabriel Peréz-Barreiro, apresentará o processo de criação e articulação do projeto curatorial e sua implementação. O enfoque será a formação de uma proposta a partir de uma série de perguntas entorno do papel uma bienal em um contexto específico. Depois da apresentação será realizado um debate imersivo com os participantes, convidados a apresentar/contrapor suas próprias práticas e experiências curatoriais, relacionando-as com o material apresentado por Pérez-Barreiro.

 

Gabriel Pérez-Barreiro

 

Data: 7 de dezembro de 2007

Horário: 19h30 às 22h

Local: Centro Cultural da Espanha em São Paulo - Rua Martinico Prado, 474 – Higienópolis - Tel: 11 3822-2627

Público-alvo: curadores, críticos de arte, arte-educadores, interessados em geral

Vagas: 15 (uma comissão de seleção composta por um representante de cada instituição avaliará os participantes a partir das fichas de inscrição)

Período de inscrição para a seleção: 30 de novembro a 4 de dezembro de 2007

Taxa: atividade gratuita

Organização: Bienal do Mercosul, Centro Cultural da Espanha e Fórum Permanente