World Trade Center

por Yuri Firmeza

Se você é cidadão do mundo, aqui você se sente em casa.
(Frase de abertura do site do WTC - SP.)

1- conjunto de medidas adotadas para evitar a chegada de germes a local que não os contenha.
2- ausência de germes, ou de impurezas; caráter ou condição de asséptico.

Eis, acima, a definição da palavra assepsia, retirada do dicionário Aurélio.
Se trocarmos a palavra germe, nas definições acima, pela palavra diferença, temos a primeira imagem do World Trade Center Brasileiro. Trata-se, sobretudo, de uma assepsia de afetos.
O primeiro impacto com a chegada ao WTC, localizado na avenida das Nações Unidas, remete-nos a uma redoma, a um compartimento enclausurado, sem contato com a exterioridade – onde o discurso da pureza facista reverbera nos reflexos dos vidros espelhados do edifício.
O modelo inquisitivo da idade média (exclusão, exílio, rejeição - no caso da Lepra; separações múltiplas, distribuições individualizantes e marcativas - no caso da Peste), o modelo disciplinar na Era Moderna (o panóptico de Bentham, a ramificação desse método pelas instituições sociais, o poder preventivo e a eminência do castigo) analisados por Foucault, em 'Vigiar e Punir', parece-me ter muito em comum com o WTC. Porém, agora, somos nós os encapsulados, trancafiados. Não é simplesmente o medo que origina as estratégias de segurança do prédio, mas, sim, o anseio pelo controle, pelo poder. Temos a inversão da máxima: 'Todos são inocentes até que se prove o contrário!' Com tantas câmeras de 'segurança' distribuídas pelo espaço, o correto é : 'Todos são culpados até que se prove o contrário!'
Enquanto caminho pelo complexo do WTC vou pensando em todas essas questões e, de repente, algo faz com que eu 'retorne à realidade', saia do campo abstrato do pensamento e perceba o entorno. Esse retorno repentino faz com que eu veja pessoas com paletós e gravatas andando de um lado para o outro. O chamado para a realidade é uma voz grave, encorpada, que diz: 'Vocês têm permissão para circularem e fotografarem a região?'
Nesse momento fomos abordados por um segurança com um walk talk na mão por onde já estabelecia contato com seu 'superior'.
A tal permissão também gerou expectativa com relação à subida, ou não, ao heliporto do prédio.
Permissão concedida.
Chegando ao topo avistamos, nos arredores da região, muitos outros heliportos nos edifícios imponentes que dividiam a paisagem com o conjunto habitacional Cinga Pura, que, mesmo tímido, criava uma situação conflitante. O Cinga Pura, uma 'reurbanização' das favelas, começou a ser construído de frente para trás, operando como uma barreira embelezada, uma fachada que escondia os casebres ali existentes. Logo atrás do Cinga Pura, a favela Real Parque. E foi preciso apenas dar um zoom na máquina para ver mais de perto outras favelas, como a Paraisópolis, imbricadas no meio da paisagem-apartheid do Morumbi.

O caráter excludente marca o surgimento da terceira centralidade de São Paulo, a mobilidade do centro carrega consigo algumas velhas e conhecidas mazelas.

Para definir o WTC em uma palavra, a palavra seria :
NÃO
Para defnir em uma imagem , a imagem seria :
espelhos verticais que refletem favelas.