Você está aqui: Página Inicial / Eventos / Simpósios e Seminários / Conferência Internacional: The Now Museum

The Now Museum: Contemporary Art, Curating Histories, Alternative Models | O Museu do Agora: Arte Contemporânea, Historias de Curadoria, Modelos Alternativos

Este encontro pretende abordar questões fundamentais em torno do museu como entidade institucional e a arte contemporânea como uma categoria histórica da arte. Os palestrantes fornecerão um panorama da situação das Américas, Europa, Ásia, África e Oriente Médio. Uma atenção particular será dada à construção de narrativas históricas (ou o seu abandono), por meio da exposição das coleções, o papel da pesquisa com relação à arte contemporânea, os modelos alternativos que já estão tendo um impacto e a sua relação com as infraestruturas mais tradicionais dos museus. | This meeting aims to address fundamental questions surrounding the museum as an institutional entity and contemporary art as an art historical category. The speakers will provide an overview of the situation in the Americas, Europe, Asia, Africa and the Middle East. Particular attention will be paid to the construction of historical narratives (or their abandonment) through the exhibition of collections, the role of research in relation to contemporary art, the alternative models that are already having an impact and their relationship with more traditional museum infrastructures.

NEW YORK MARCH 2011

The Now Museum

O que os museus de arte contemporânea representam hoje? As duas últimas décadas tem visto uma diversificação inimaginável do museu como um lugar para expor arte e contar histórias, produzindo modelos inovadores de educação,  promovendo colaborações internacionais, formando arquivos alternativos e facilitando novas produções.

Este encontro pretende abordar questões fundamentais em torno do museu como entidade institucional e a arte contemporânea como uma categoria histórica da arte. Os palestrantes fornecerão um panorama da situação das Américas, Europa, Ásia, África e Oriente Médio. Uma atenção particular será dada à construção de narrativas históricas (ou o seu abandono), por meio da exposição das coleções, o papel da pesquisa com relação à arte contemporânea, os modelos alternativos que já estão tendo um impacto e a sua relação com as infraestruturas mais tradicionais dos museus.

A conferencia é uma realização do Programa de Doutorado em História da Arte do Centro de Pós-Graduação da CUNY- The City University of New York, Independent Curators International e The New Museum.


Programa e Registros em Vídeo

 

 

Quinta, Março 10 | 19-21 hs | New Museum

19:15  "Máquinas de Exposição"

Uma conversa entre Paul Chan, artista, e Philippe Vergne, Diretor, Dia Art Foundation, New York.

 

Sexta, Março 11 | 10–18 hs | CUNY Graduate Center

10:15 "Revisitando o Museu do Capitalismo Tardio"

Em 1990 Rosalind Krauss publicou seu ensaio seminal sobre museus de arte contemporânea, argumentando que o aumento de escala da arquitetura de museus levou a atenção do espectador a concentrar-se em uma experiência sublime do próprio espaço, ao invés de obras de arte exibidas dentro dele. Em que medida os argumentos de Krauss foram cumpridos nos últimos 20 anos? Existem alternativas convincentes para seu diagnóstico que surgiram em seu rastro?

Mesa redonda com Bruce Altshuler, Diretor, Program in Museum Studies, New York University; Manuel Borja-Villel, Diretor, Museo Nacional Reina Sofia, Madrid; e Beatriz Colomina, Professora, Department of Architecture, Princeton University.
Mediação de Johanna Burton, Diretora, Bard Center for Curatorial Studies.

Registro em vídeo: Claire Bishop e Bruce Altshuler [VÍDEO] - Manuel Borja-Villel [VÍDEO] - Beatriz Colomina - [VÍDEO] - Debate da Mesa [VÍDEO]

 

12:00 "Origens do Museu de Arte Contemporânea"

Quando as fontes da atividade curatorial que consideram ser "contemporâneas" emergiram, e onde?

Uma conversa entre Carlos Basualdo, Curador of Contemporary Art at the Philadelphia Museum of Art, e Curador at MAXXI, Rome, e Pamela M. Lee, Professora, Department of Art and Art History, Stanford University.

Registro em vídeo: Pamela Lee & Carlos Basualdo [VÍDEO]

 

14:30  "A perspectiva do artista"

Uma conversa entre Dara Birnbaum, artista, e Ute Meta Bauer, Associate Professor and Director, Visual Arts Program, MIT.

Registro em vídeo: Ute Meta Bauer e Dara Birnbaum [VÍDEO]


15:40  "Contemporanizando a História / Historicizando o Contemporâneo"

Tentativas recentes em definir a arte contemporânea (e contemporaneidade), como uma época distinta da moderna e pós-moderna, giram em torno da questão da nossa relação com a história. Como podemos periodizar o contemporâneo? Será que a distinção entre arte moderna e contemporânea é factível em um contexto global? Como o relacionamento diferenciado com a História e uma consciência de novas geografias da arte, foi evidenciada na prática museológica recente?

Mesa redonda com Okwui Enwezor, Diretor, Haus der Kunst, Munich; Annie Fletcher, Curadora, Van Abbe Museum, Eindhoven; Massimiliano Gioni, Vice-Diretor e Diretor de Exposições, New Museum; e Terry Smith, Professor of Contemporary Art History and Theory, University of Pittsburgh.
Mediação de Claire Bishop, Associate Professor of Art History, CUNY Graduate Center.

Registro em vídeo: Terry Smith [VÍDEO] - Okwui Enwezor [VÍDEO] - Massimiliano Gioni [VÍDEO] - Annie Fletcher, [VÍDEO] - Debate da Mesa [VÍDEO]

 

18:00 - 19:00 p.m. lançamento: Coleção de livros Fórum Permanente em parceria com a editora Hedra. Os três primeiros livros, bilíngues, foram premiados pelo Programa Brasil Arte Contemporânea, fruto da iniciativa entre o Ministério da Cultura e a Fundação Bienal. A coleção se apresenta por meio de organização de coletâneas de acordo com as temáticas em debate, edições dos relatos críticos produzidos para os eventos registrados no site e livros que problematizem a institucionalização da arte, seja local como globalmente. Os três primeiros livros são: 'Museu Arte Hoje'; 'Relatos Críticos: Seminários da 27a Bienal de São Paulo' e 'Modos de Representação da Bienal de São Paulo: A passagem do internacionalismo artístico para a globalização cultural'. [Elebash Auditorium foyer and James Gallery ]

 

Sábado, Março 12 | 12–18 p.m. | New Museum

12:15  "Expandindo Infraestruturas, Parte I: Plataformas & Redes"

A última década assistiu a evolução de novos modelos de instituições que permitiram o desenvolvimento de novas redes e colaborações entre artistas, curadores, e as organizações regionais e internacionais. Esses modelos estabeleceram plataformas que geraram programação e pesquisa acumulada que vão além dos mandatos nacionais ou localizados do museu de arte contemporânea tradicional, encorajando a acumulação de conhecimentos e projetos por meio de preocupações comuns com base na experiência e prática. Isto levou a novas maneiras de pensamento sobre o ato de colecionar, o registro de histórias e a produção de discurso, bem como a extensão de modelos de exposição e o envolvimento dos artistas na criação de estruturas institucionais. Quais são as principais questões e práticas que geraram estas novas situações?

Mesa redonda com Zdenka Badovinac, Diretor, Moderna Galerija, Ljubljana; Anthony Huberman, Distinguished Lecturer, Hunter College and Director, The Artist's Institute, New York; Maria Lind, Diretora, Tensta Konsthall, Stockholm; and Lu Jie, Diretor e Curador-Chefe, Long March Project, Beijing.
Mediação de Kate Fowle, Diretora, Independent Curators International, New York.

Registro em vídeo: Abertura [VÍDEO] - Zdenka Badovinac [VÍDEO] - Lu Jie [VÍDEO] - Antony Huberman [VÍDEO] - Maria Lind [VÍDEO] - Debate da Mesa [VÍDEO]

 

14:30 "Expandindo Infraestruturas, Parte II: tijolos & cimento"

Na sequência do painel anterior do dia, como são necessárias as manifestações tangíveis, físicas para o desenvolvimento de infra-estruturas da arte contemporânea idealizadas para região, ênfase, ou plateia específicas? O que é necessário para participar de forma significativa no contexto internacional e local? Em discussão estará o desenvolvimento de infra-estruturas para a arte contemporânea hoje, incluindo o nascimento de novos museus, a relevância do modelo, o futuro do apoio/patrocínio e desafios.

A panel discussion with Richard Armstrong, Director, Solomon R. Guggenheim Foundation; curator and artist Gabi Ngocbo, Johannesburg; and Gabriel Pérez-Barreiro, Director, Colección Patricia Phelps de Cisneros, New York and Caracas.
Chaired by Eungie Joo, Director and Curator of Education and Public Programs, New Museum.

Registro em vídeo: Eungie Joo e Gabriel Pérez-Barreiro [VÍDEO] - Gabi Ngcobo [VÍDEO] - Richard Armstrong - [VÍDEO] - Debate da Mesa [VÍDEO]

 

16:45  "O que o museu representa hoje?"

Responses by Katy Siegel, Professor, Department of Art, Hunter College and Dominic Willsdon, Curator of Education and Public Programs, San Francisco Museum of Modern Art.

Registro em vídeo: Dominic Willsdon e Katy Siegel [VÍDEO]

 

Domingo, Março 13 | 14–18 hs| New Museum

14:00 "Comunicações de estudantes de pós-graduação"

Simpósio de Pós-Graduação coordenado por Claire Bishop, Kate Fowle, e Martin Grossmann, Professor, School of Art and Communications, University of São Paulo.

Panel 1: "Museus e Coleções"
Kari Cwynar, Banff Center: "The Museum as a Contact Zone: New Ways of Seeing Art at the Art Gallery of Ontario"
Alice Heeren, School of the Art Institute of Chicago: "The Inhotim Institute: Articulating Local and Global in Display Strategies in Brazil"
Saisha Grayson, CUNY Graduate Center: "What makes a museum contemporary? MACBA and the Van Abbe Museum"

Registro em vídeo: Kari Cwynar [VÍDEO] -  Alice Heeren [VÍDEO] -  Saisha Grayson [VÍDEO]

Panel 2: "Artistas e Museus"
Jessica Gogan, University of Pittsburgh: "Hélio Oiticica's Experimental and Constructive Legacy for Contemporary Museums"
Michelle Jubin, CUNY Graduate Center: "Artist-Educators and Education-as-art in New York"
Natalie Musteata, CUNY Graduate Center: "Collection as Medium: Why do museums invite artists to re-hang collections?"

mediação: Martin Grossmann (USP)

Registro em vídeo: Jessica Gogan [VÍDEO] -  Michelle Jubin [VÍDEO] -  Natalie Musteata [VÍDEO] - Debate da Mesa, Mediação Martin Grossmann [VÍDEO]