Você está aqui: Página Inicial / Eventos / Simpósios e Seminários / Padrões aos Pedaços: o Pensamento Contemporâneo na Arte / Documentação / Mesa-redonda 1 / Mesa-redonda 1: Campos independentes: coletivos, ativistas e comunidades digitais/Sobre o tema

Mesa-redonda 1: Campos independentes: coletivos, ativistas e comunidades digitais/Sobre o tema

null
DOCUMENTAÇÃO
Conferência 1
Conferência 2
Conferência 3
Mesa-redonda1
>> Sobre o tema
>> Textos na íntegra
>> Relato
>> Documentação audiovisual
Mesa-redonda2
Mesa-redonda3
Mesa-redonda4
Comunicações
Considerações finais

Palestrantes: Lucas Bambozzi, Patrícia Canetti, Christine Mello e Ricardo Rosas; Debatedores: Dora Longo Bahia, Solange Farkas, Kátia Maciel, Lígia Nobre, Gilbertto Prado; Moderador: Miguel Chaia. Auditório 3.
Relatores: Lucia Leão (relato), Henrique Siqueira (coordenação de relato).

Sobre o tema

A partir do fenômeno da infoeconomia, da infopolítica e da infoarte, emerge a cultura da conectividade. Um dos sintomas, decorrente da idéia de padrões artísticos postos aos pedaços na contemporaneidade, manifesta-se pela presença de campos independentes. O entrecruzamento da idéia da reprodutibilidade técnica da arte (Benjamin) com os revolucionários saltos tecnológicos engendram novas formas de sociabilidade baseadas em uma nova subjetividade de olhar maquinico (Guatari e Virílio). Percebe-se, assim, uma reunificação entre indivíduo e coletividade, que fortalece uma unidade perdida com a modernidade: um novo circuito se instala, no qual o papel dos produtores, artistas, curadores e fruidores se mescla, esgarçando fronteiras.

O novo fluxo de interpendências e imbricamentos se instaura no campo da arte permitindo a formação de grupos coletivos, ativistas e de comunidades digitais que, num primeiro momento, produzem para a usufruição de pequenos grupos, com tal potência de comunicação que, num segundo momento, o imediato acesso às ruas torna-se facilitado. A idéia de massa é preterida em favor da idéia de multidão sujeito temporário – que pode ser recortado em função da vida em rede e do ativismo artístico.