Você está aqui: Página Inicial / Eventos / Simpósios e Seminários / Padrões aos Pedaços: o Pensamento Contemporâneo na Arte / Documentação / Mesa Redonda 4 / Mesa-redonda 4: Mercado e novos meios hoje: falso, pirata ou apropriado/Sobre o tema

Mesa-redonda 4: Mercado e novos meios hoje: falso, pirata ou apropriado/Sobre o tema

null
DOCUMENTAÇÃO
Conferência 1
Conferência 2
Conferência 3
Mesa-redonda1
Mesa-redonda2
Mesa-redonda3
Mesa-redonda4
>> Sobre o tema
>> Textos na íntegra
>> Relato
>> Documentação audiovisual
Comunicações
Considerações finais

Palestrantes: Giselle Beiguelman, Eduardo Brandão, Ernesto Neto, Lívio Tragtenberg. Debatedores: Ricardo Basbaum, Miguel Chaia, Eduardo Leme, Bia Medeiros, Lucia Leão, Raquel Kogan, Mário Ramiro, Tadeu Chiarelli Moderador: Márcia Fortes Auditório 3.
Relatores: Gabriel Kogan (relato), Paula Braga (coordenação de relato). 

Sobre o tema

O mercado é uma peça fundamental na engrenagem do sistema da arte contemporânea. Quando trata de obras cujas características convergem com a idéia de autoria, tudo transcorre normalmente nos procedimentos de venda e difusão das obras. No entanto, a arte contemporânea tem visto o surgimento de um tipo de produção artística que não se enquadra no sistema tradicional de colecionismo e vendas. O advento da cultura digital e da conectividade tem contribuído significativamente para o aparecimento dessas obras que muitas vezes esbarram na discussão sobre o falso, o pirata ou o apropriado. Essa mesa objetiva colher opiniões e depoimentos de artistas, galeristas e críticos que têm lidado ou irão lidar, mais cedo ou mais tarde, com essas questões.