Você está aqui: Página Inicial / Eventos / Simpósios e Seminários / 27ª Bienal de São Paulo – “Como viver junto”

27ª. Bienal de São Paulo – “Como viver junto”

27ª. Bienal de São Paulo – “Como viver junto” - Seminários Internacionais

Logo Bienal - marcel 30 - janeiro de 2006Fórum Permanente: Museus de Arte - entre o público e o privado

 

RELATOS - Fórum Permanente

LIVRO: Relatos Críticos: Seminários da 27a Bienal de São Paulo



Programação dos seminários da
27a BIENAL DE SÃO PAULO COMO VIVER JUNTO

27 – 28.01.2006
Marcel, 30 organização Jochen Volz
31.03 – 01.04.2006
Arquitetura [Architecture] organização Adriano Pedrosa
09 – 10.06.2006
Reconstrução [Reconstruction] organização Cristina Freire
04 – 05.08.2006
Vida coletiva [Collective Life] organização Lisette Lagnado
09 - 10.10.2006
Trocas [Exchanges] organização Rosa Martinez
10 – 11.11.2006
Acre organização José Roca

 

 

Apresentação

A 27ª Bienal de São Paulo começa em janeiro de 2006 e vai até dezembro, mas amplia o seu alcance, ubiquamente, por meio de um programa de Seminários Internacionais., contanto para tanto com o apoio do Forum Permanente, por meio de uma cobertura crítica desenvolvida especialmente para esta ocasião.

Segundo a curadoria do desta edição, a extensão espaço-temporal do evento pretende não limitar a Bienal a uma exposição, a um evento. O propósito é fornecer ao público uma propagação gradual das idéias que nortearão a construção da mostra. Simultaneamente a essa concepção e ação mais discursiva, a 27ª Bienal também amplia sua atuação em um campo territorial expandido, envolvendo outros Estados, além de São Paulo, por meio da implantação de Residências Artísticas, cujo objetivo é fomentar um conhecimento da diversidade cultural brasileira e ativar regiões carentes de informação.


A curadora da 27ª Bienal Internacional de São Paulo,

Lisette Lagnado,

examinando as obras de Broodthaers.


Os curadores da Bienal idealizaram os Seminários Internacionais com um formato de grupos de estudos e debates, antecipando a abertura da mostra e complementando-a. Foram programados sete Seminários convidando especialistas brasileiros e estrangeiros, entre historiadores da arte, curadores, artistas, filósofos, psicanalistas e cientistas políticos. Cada Seminário durará dois dias, com três mesas-redondas, e será organizado por um dos curadores envolvidos na 27ª Bienal, responsável pela escolha de um dos temas inerentes à mostra Como viver junto, que é organizada a partir de dois blocos: “Projetos construtivos” e “Programas para a vida”.

O título da 27ª Bienal, emprestado dos cursos de Roland Barthes no Collège de France entre 1976 e 1977, foi escolhido para abordar uma das questões mais candentes da vida pública: como estabelecer uma base de comunicação viável entre grupos e nações que se escutam cada vez menos? Quase trinta anos depois, esses cursos ganham uma ressonância inesperada, se formos contabilizar “o terrorismo e o niilismo” que hoje acompanham qualquer possibilidade acerca de uma ética de coabitação pacífica. (Vide catálogo da 27ª Bienal)

Reforçando em definitivo o abandono das “representações nacionais”, que acompanhou a Bienal de São Paulo desde a sua fundação em 1951 até os anos 1980 —com as curadorias de Walter Zanini para as 16ª e 17ª edições— esta 27ª edição atua como uma plataforma experimental, e, mais uma vez, de acordo com os curadores, agregar o valor de um congresso cultural, estimulando a participação, compreendendo, sobretudo, que definir o trabalho criativo transcende as paredes expositivas.

 

Acompanhe pelo site do Fórum Permanente a repercussão da 27a Bienal na Imprensa
Concepção e organização do Seminário
Fundação Bienal de São Paulo
Relatoria e Transmissão
Fórum Permanente: Museus de Arte - entre o público e o privado
Parceiros do Fórum Permanente
Goethe Institut

British Council - 60 anos

Consulado Geral da França em São Paulo
Agencia Española de Cooperación Internacional
Consulado dos Países Baixos
Apoio
Secretaria de Estado da Cultura-peq
Vitae-pequeno
Escola de Comunicações e Artes
Tidia - Incubadora Fapesp (2)

CCE-USP (150)