apresentação


APRESENTAÇÃO - PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO - PARTICIPANTES - ATIVIDADES PARALELAS

 


O projeto ????-it City - Cidades Ocasionais nasceu em 2005 e é fruto de uma pesquisa de colaboração entre o Centre d´Art Santa Monica de Barcelona e o CCCB. A exposição primeiramente apresentada em Barcelona, e depois, de forma itinerante, em Santiago, passando por São Paulo e a seguir em Buenos Aires, reúne imagens do projeto ????-it City, que pesquisa os diferentes usos temporários do território urbano, da perspectiva da arquitetura ao urbanismo e às artes visuais. O projeto apresenta 70 casos de estudo, mapeados a partir do conceito de ????-it City, que designa diferentes ocupações temporárias do espaço público, seja de caráter comercial, lúdico, sexual, ou de qualquer outra índole, tendo sempre a característica comum de não deixar rastro e de autogerir as suas aparições e desaparições.

Os fenômenos ????-it city destacam a realidade do território urbano como um local onde legitimamente se sobrepõem diferentes usos e situações por oposição a crescentes pressões para homogeneizar o espaço público. Essas ocupações temporárias recuperam o valor de uso, revelam diferentes necessidades e carências de determinadas comunidades e, inclusive, potencializam a criatividade e o imaginário subjetivo. A partir da realidade ????-it City, a cidade reaparece como território atravessado por múltiplas dinâmicas e processos, mas também por inúmeras pautas de dimensão política genuína, graças à sua legítima ação intrusa, parasitária e de reciclagem como estratégias de sobrevivência e de imaginação.

O conjunto de materiais que compõem esta edição do projeto ????-it City - Cidades Ocasionais provém de diversas fontes, assim como de diferentes métodos de trabalho. É apresentado como um arquivo sobre diferentes casos de estudo, cuja maior parte foi produzida propositadamente para o projeto. Participaram do projeto 20 cidades diferentes. Os interlocutores em cada uma delas têm o seu próprio perfil (grupos organizados, universitários, centros de arte, investigadores individuais, etc.).

O projeto contém investigações sobre contextos muito díspares, de assimilação impossível partir das características específicas de cada cidade do ponto de vista social, econômico e político. O projeto não pretende promover uma leitura homogênea dos mecanismos de apropriação do espaço público à escala planetária, mas sugerir aproximação a determinadas situações.

A pesquisa realizada para a cidade de São Paulo foi coordenada pela Escola da Cidade/Núcleo de Pesquisa e partiu da ideia dos agenciamentos urbanos: improvisações temporárias que produzem uma releitura do espaço público: território, códigos e dispositivos. A mostra em São Paulo contará com uma instalação da artista Louise Ganz, elaborada especificamente para a exposição.

Em São Paulo, a exposição será acompanhada de um seminário que pretende fomentar a discussão sobre o espaço público entrecruzando conteúdos ex????os na mostra com eixos de atuação do CCE_SP. A idéia é promover uma discussão sobre as várias facetas do espaço urbano e público em suas dimensões físicas e imaginárias.

Também será realizado um projeto de mediação para os visitantes, cujo objetivo é reforçar uma leitura artística, arquitetônica e sociológica da mostra. O projeto oferece ainda atividades da programação do Centro Cultural São Paulo em alguns dos estudos de caso (a possibilidade de visitar in-loco algumas das experiências selecionadas para a mostra). Por outro lado, os protagonistas dos casos poderão ver, em formato expositivo, o resultado das pesquisas em suas comunidades.


Curador Martí Peran
Equipe de Curadoria: Giovanni La Varra, Filippo Poli, Frederico Zanfi e Martí Peran
Equipe de Itinerância: Pablo Brugnoli (Chile), Pedro M. R. Sales (Brasil), Tu Parte Salada (Argentina)

Acesse aqui o site geral do projeto ????-it city:
Ciutats ocasionals

currículo completo de Martí Peran

leia sobre a exposição do projeto no Centre de Cultura Contemporània (CCBB) de Barcelona
leia sobre a exposição do projeto no Museo de Arte Contemporáneo (MAC) do Chile
leia sobre a exposição do projeto no Centro Cultural São Paulo

????-it city Portugal
????-it city Chile

divulgação no Centro Cultural da Espanha