Você está aqui: Página Inicial / Eventos / Simpósios e Seminários / Seminário Internacional sobre Cultura e Acessibilidade

Acesso em reverso

Promovido em parceria pelo Centro Cultural da Espanha em São Paulo/AECID – Programa ACERCA e o Centro Cultural São Paulo, o evento ocorrerá entre os dias 25/11/2009 e 27/11/2009 no Centro Cultural São Paulo

 

 

Acesso em reverso
Seminário Internacional sobre Cultura e Acessibilidade

25/11/2009 e 27/11/2009

Há distinção entre os termos "acessibilidade para a cultura" e "cultura de acessibilidade"? A paisagem e suas evocações nas artes são percebidas da mesma forma pelos indivíduos? A criação artística demanda condições físicas específicas para se manifestar esteticamente? Quais os limites entre tradução, adaptação e mediação no que tange à busca da promoção de experiências individuais em ações culturais?

Buscando tocar estas e outras questões, o Seminário Internacional ACESSO EM REVERSO pretende abordar aspectos filosóficos da noção geral de "cultura de acessibilidade" e seus desdobramentos em diferentes esferas, contando com as contribuições de gestores culturais, artistas, escritores, educadores, professores e pensadores contemporâneos.

Também será realizado um concerto didático de piano (28/11) e uma exposição denominada "Acesso em Reverso", com registros de som, video e texto dos debates realizados. A exposição acontece de 28/11/2009 a 31/01/2010.

Participam do seminário Nicolau Sevecenko (professor de história da cultura USP), Peter Pál Pelbart (filósofo), Euler Sandeville Jr. (arquiteto e arte-educador), Caro Howell (diretora do núcleo de educação da Whitechapell Gallery), Francesc Aragall (especialista internacional em acessibilidade e diretor da Fundação Design for All em Barcelona), Pazé (artista plástico), Lucia Reily (especialista em educação inclusiva e educação para as artes) e Antonio Espinosa Ruiz (especialista em acessibilidade física e intelectual ao patrimônio cultural).

 

Programação Completa

 

Registros em vídeo

  • "Cultura de acessibilidade" e "acesso à cultura" [VÍDEO]
  • Mesa de apresentação de projetos e práticas [VÍDEO]
  • Paisagem, circulação e acesso - [VÍDEO]
  • Desenho universal, Acessibilidade física e Tecnologia Assistiva - [VÍDEO]
  • Tradução, mediação e educação: a questão da experiência - [VÍDEO]
  • Mesa de apresentação de projetos e práticas - [VÍDEO]

 

Relato crítico de todas as atividades, por Anna Flávia Feldmann

 

Documentos relacionados