Programação e Registros em Vídeo

25/11 - quarta

das 10h às 12h30
"Cultura de acessibilidade" e "acesso à cultura" [VÍDEO]
com: NICOLAU SEVCENKO (professor de História da Cultura da USP e autor de Orfeu Extático na Metrópole e A Corrida para o Século 21 - Companhia das Letras) e PETER PÁL PELBART (possui graduação em Filosofia, especialização em Licenciatura, mestrado e doutorado em Filosofia, todos pela USP. Atualmente é professor titular da USP. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia. Atua principalmente nos seguintes temas: imanência, liberdade, necessidade, servidão, beatitude e paixão) - mediação: MARTIN GROSSMANN (professor da USP, diretor do Centro Cultural São Paulo, criador e coordenador do Fórum Permanente: Museus de Arte, entre o público e o privado". Atua como gestor cultural desde 1985 em importantes Instituições de Arte)

Esta mesa pretende apresentar ao público o contato com duas grandes vertentes na discussão acerca do acesso cultural inclusivo, a partir de reflexões do pensador Nicolau Sevcenko (participação via internet) sobre o que poderia vir a abranger a noção específica dos termos "acesso à cultura" e "cultura de acessibilidade". Suas observações serão complementadas por Peter Pál Pelbart, abordando o conceito de grupalidade e participação, com foco no acesso aos bens e espaços culturais.

das 14h às 17h
Oficina

Dimensões do acesso à cultura
com: Peter Pál Pelbart
Nesta oficina os participantes serão convidados a considerar aspectos da acessibilidade e da participação dos indivíduos na cultura. Público: profissionais de departamentos de ação cultural, mediação e comunicação de instituições culturais. (25 vagas - 15 convidados e 10 inscritos]

das 17h30 às 19h30
Mesa de apresentação de projetos e práticas [VÍDEO]
Cultura de acessibilidade e Acesso à Cultura

coordenação: Flavio Scavasin(Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência)
Ariana Chediak: Cultura de acessibilidade e cinema
Viviane Panelli Sarraf: Museus acessíveis
Isabela Abreu: Grupo Terra e a cultura de acessibilidade


26/11 - quinta

das 10h às 12h30
Paisagem, circulação e acesso - [VÍDEO]
com: EULER SANDEVILLE JR. (arquiteto e urbanista, arte-educador, mestre e doutor em Estruturas Ambientais Urbanas pela USP, professor da USP, vice-coordenador da Área de Concentração Paisagem e Ambiente do Programa de Pós-Graduação da FAU/USP e coordenador do mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental/USP) e FRANCESC ARAGALL (professor de cursos de mestrado e doutorado na Universidade de Barcelona e na Universidade de Lisboa, membro do conselho administrativo do Centro de Design de Barcelona, presidente do Comitê de Coordenação do Design for All, do grupo de trabalho para acessibilidade na Prefeitura de Barcelona, do European Concept for Accessibility Network e da Sociedade Ibérica de Biomecânicas e da Associação Espanhola Ergonômica e membro honorário do EIDD-Design for All Europe, presidente da Fundação Design for All) - mediação: PAZÉ (artista paraplégico que vem trabalhando desde a década de 1990 com esculturas e instalações em exposições nacionais e internacionais)

Esta mesa tem por base a ideia de paisagem como "experiência partilhada socialmente construída". Em torno dela, o arquiteto e pesquisador Euler Sandeville Jr. engendrará reflexões que conduzirão o público a considerar as múltiplas possibilidades de contato humano com a natureza, passando pelos conceitos de paisagem, lugar e ambiente. Para adensar os comentários no que diz respeito à cultura de acessibilidade, o professor Francesc Aragall abordará o conceito de Desenho Universal, apontando como a acessibilidade física e as tecnologias assistivas para a mobilidade e a comunicação vem desempenhando papel fundamental na experiência de pessoas com deficiência face às questões abordadas por Euler.

das 14h às 17h
Oficina

Design Universal em equipamentos culturais
com: Francesc Aragall
A partir de atividades práticas, os participantes entrarão em contato com os princípios do Design Universal voltados à promoção do acesso físico e lingüístico em equipamentos culturais. Público: arquitetos, pesquisadores, museólogos, educadores, estudantes de arquitetura. (25 vagas - 15 convidados e 10 inscritos - selecionados por carta)

das 17h30 às 19h30
Mesa de apresentação de projetos e práticas:
Desenho universal, Acessibilidade física e Tecnologia Assistiva - [VÍDEO]
em espaços culturais

coordenação: Rafael Publio (Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida)
Rafael Publio e Camila Benvenuto: Projeto Sem Barreiras na Cultura
Martin Grossmann: Programa Livre Acesso do Centro Cultural São Paulo
Naziberto Lopes: MOLLA - Movimento pelo Livro Acessível no Brasil

 

27/11 - sexta

das 10h às 12h30
Tradução, mediação e educação: a questão da experiência - [VÍDEO]
com: ANTONIO ESPINOSA RUIZ (especialista em acessibilidade física e intelectual ao patrimônio cultural - Alicante) e CARO HOWELL (especialista em educação e inclusão social, diretora do núcleo de educação da Whitechapell Gallery) - mediação: LUCIA REILY (professora do Departamento de Artes da UNICAMP, bacharel em Artes pela Indiana University, com revalidação em Educação Artística e habilitação em Artes Plásticas pela PUC/Campinas, mestra em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP e doutora em Psicologia do Desenvolvimento Humano pela USP)

O encontro é conduzido em torno das colocações de Caro Howell (videoconferência), especialista inglesa em ações educativas de inclusão social que criou projetos de acessibilidade premiados para a Tate Modern e atualmente dirige o educativo da Whitechapell Gallery. O professor Antonio Espinosa Ruiz apresenta suas considerações sobre o conceito de acessibilidade nos processos de mediação e ação cultural, ressaltando suas especificidades no âmbito da "cultura de acessibilidade".

das 14h às 17h
Oficina

Dimensões do acesso aos bens culturais
com: Antonio Espinosa Ruiz
Nesta oficina os participantes são convidados a considerar a acessibilidade física e de comunicação em seus projetos, a partir do estudo de caso de um projeto previamente selecionado entre os participantes. Público: profissionais de departamentos de ação cultural, mediação e comunicação de instituições culturais. (25 vagas - 15 convidados e 10 inscritos)

das 17h30 às 19h30
Mesa de apresentação de projetos e práticas - [VÍDEO]
Acessibilidade, ação cultural e mediação

coordenação: Daina Leyton (Programa Igual Diferente - Museu de Arte Moderna de São Paulo)
Amanda Tojal: Programa Educativo Públicos Especiais Pinacoteca do Estado de São Paulo
Rodrigo Mendes: as exposições de arte do Instituto Rodrigo Mendes

 

Evento especial

28/11 - sábado

15h
Música

Arte acessível: concerto didático em homenagem a Franz J. Haydn e a Louis Braille

promoção: StudioClio Instituto de Arte & Humanismo (Porto Alegre, RS), em parceria com Centro Cultural São Paulo

ANGELIN LORO, pianista
FRANCISCO MARSHALL, conferencista

No ano em que faleceu o compositor Franz Joseph Haydn em Viena, nasceu em Coupvray, próxima de Paris, o educador Louis Braille. 200 anos após, a arte e a cultura ainda se beneficiam dos caminhos abertos por esses precursores. Neste concerto, o prof. Francisco Marshall apresenta vida e obra de Louis Braille e descreve com exemplos o desenvolvimento do sistema de notação musical para deficientes visuais, concebido juntamente com o sistema de escrita Braille. A seguir, o pianista Angelin Loro apresenta repertório pianístico estudado com uso da escrita Braille, com ênfase na obra de Haydn, que também será comentada na apresentação.
Entrada franca - Sala Jardel Filho (324 lugares)

 

P r o g r a m a
Johann Sebastian Bach (1685-1750)
Prelúdio e Fuga nº 15 do 1º vol. do Cravo Bem Temperado
F. J. Haydn (1732-1809)
Variationen aus dem "kaiser-quartet", Op. 76 nº 3
W. A. Mozart (1756-1791)
Ah Vous dirai-je, Maman K.265 (tema e 12 variações)
Ludwig van Beethoven (1770-1827)
Fantasia Op. 77
Franz Schubert (1797-1828)
Improviso Op. 90 nº 3
Felix Mendelssohn-Bartholdy (1809-1847)
Rondo Capriccioso Op. 14
Claude Debussy (1862-1918)
Rêverie
Mozart Camargo Guarnieri (1907-1993)
Dança Negra
Manuel de Falla (1876-1946)
Dança Ritual do Fogo