Texto

Mabe Bethônico

No Encuentro Internacional de Medellín 2007 - Prácticas Artísticas Contemporâneas, elaborado sob o tema “Espaços de Hospitalidade”, o museumuseu foi convidado a atuar no eixo curatorial denominado “Habitando o Museu”. Aqui estavam em discussão “novas formas de considerar os espaços de memória e patrimônio como espaços vivos através de releitura de suas coleções, arquiteturas ou usos”.

 

A hospitalidade era concebida como estratégia para ativar e incentivar as formas de comunicação entre práticas artísticas e a cidade. A Biblioteca do Museu de Antioquia foi escolhida como um dos locais de intervenção desse eixo. A busca de meu trabalho, no primeiro instante, foi a de estabelecer um diálogo com o Museu de Mineralogia Túlio Ospina, parte da Universidade Nacional da Colômbia em Medellín. Esta seria uma intervenção da Casa Mineraria, um dos projetos do museumuseu (www.museumuseu.art.br).

 

A Casa Mineraria põe em questão aspectos relacionados à mineração, dando enfoque às ações humanas presentes nesta atividade, observando suas reverberações. Seu acervo explora histórias da mineração a partir de coleção de reproduções, buscando a edição de narrativas, como identificação de diferentes realidades esquecidas, submersas nas atividades extrativistas.

 

O resultado de várias visitas às reservas técnicas do Museu de Mineralogia foi uma pesquisa que contemplava estruturas de acondicionamento e sistemas (manuscritos e impressos) de nomenclatura ou registro. Constituindo coleções, foram formados conjuntos identificados por caligrafia, tipologia, forma. Os objetos organizados revelavam o Museu de Mineralogia através de narrativas não contidas nas vitrines com minerais; buscamos constituições internas da história do próprio museu.