Você está aqui: Página Inicial / Dossiês / 27ª Bienal / ABAIXO-ASSINADO REIVINDICANDO A PUBLICAÇÃO DOS LIVROS REFERENTES A 27a. BIENAL DE SÃO PAULO

ABAIXO-ASSINADO REIVINDICANDO A PUBLICAÇÃO DOS LIVROS REFERENTES A 27a. BIENAL DE SÃO PAULO

A 27ª Bienal de São Paulo, intitulada 'Como Viver Junto', foi inaugurada em janeiro de 2006 com um Programa de Seminários Internacionais que teve como objetivo fornecer ao público uma reflexão mais abrangente dos campos teóricos que nortearam a mostra expositiva, aberta em outubro do mesmo ano.

 

Foram realizados seis seminários que contaram com a presença de especialistas brasileiros e estrangeiros, entre artistas, historiadores da arte, filósofos, cientistas políticos e outros. Foram ainda implantados nessa bienal um Programa de Residência Artística, envolvendo vários Estados do país, um projeto educativo abrangendo a periferia de São Paulo e projetos concebidos especialmente para um livro.

 

A proposta de 'Como Viver Junto' inclui a publicação de três volumes sobre os eventos descritos acima, mas, até o momento, só um deles, o 'Guia' da mostra, foi lançado. A não publicação desse material implica prejuízos imponderáveis em vários níveis, como o descontentamento de instituições internacionais patrocinadoras e de vários artistas convidados a participar da Bienal com vistas à publicação de projetos concebidos especialmente para um dos volumes. Neste sentido encontram-se particularmente prejudicados os artistas Ângela Detanico & Rafael Lain, Aya Ben Ron, Jorge Macchi, Marjetica Potrc, Pages, Rivane Neuenschwander, Zafos Xagoraris e Helio Oiticica, com seu 'Programa Ambiental' reproduzido em fac-símile.

 

A inexistência de tais documentos anula a suposta participação desses artistas que constam na lista oficial da 27ª Bienal de São Paulo.

Somam-se a isso a falta de compromisso com os profissionais envolvidos e o descaso para com a sociedade em geral, dada a importância histórica e cultural de uma das maiores bienais do mundo. A falta de registro impresso de um evento desse porte torna-o inconcluso e estagnado, uma vez que o livro cumpre a função de documentar e veicular questões fundamentais da mostra. Vale lembrar também que o livro da Bienal conta com o registro dos trabalhos 'in situ'.

 

Na qualidade de artistas, agentes da comunidade cultural e público em geral, vimos solicitar a imediata publicação dos dois volumes faltantes, a fim de não comprometer a conclusão da 27 ª Bienal de São Paulo 'Como Viver Junto'.

 

Acesse o link para assinar a petição:

http://www.PetitionOnline.com/artistas/petition.html