Você está aqui: Página Inicial / Dossiês / Fundação Bienal de São Paulo / "Bienal devia rever estatuto", diz presidente

"Bienal devia rever estatuto", diz presidente

FOLHA DE S. PAULO

16 de junho de 2007

FOLHA Ilustrada

Fonte: FOLHA DE S. PAULO. "Bienal devia rever estatuto", diz presidente. Folha de S. Paulo. Cad. Folha Ilustrada, 16/06/2007. Disponível em http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq1606200713.htm. Acesso em 26/07/2007.


"Bienal devia rever estatuto", diz presidente

DA REPORTAGEM LOCAL

Reconduzido ao cargo, Manoel Pires da Costa propõe criação de corregedor para evitar irregularidades


Passada a crise que marcou sua reeleição para um terceiro mandato como presidente da Fundação Bienal, o empresário Manoel Pires da Costa diz que agora é o momento de rever o estatuto da instituição.

"Ele deve ser mais curto, mais fácil de interpretar e mais objetivo. Algo em que a gente bata o olho e saiba que não está ferindo."


Para tornar esse processo mais ágil, Pires da Costa sugere a criação de uma espécie de "corregedor" para auxiliar os gestores. "Seria alguém com uma certa vivência na Bienal, que estivesse sempre atento e que dissesse: "Olha, não vai por aqui que está errado"," disse, em entrevista à Folha.


Pires da Costa foi eleito em 19 de abril, mas sua posse ficou em suspenso pois as contas de 2006 da instituição foram contestadas pelo conselho consultivo. Constatou-se que o empresário havia afrontado o estatuto da Bienal ao contratar uma empresa de sua propriedade, a TPT Comunicações, para editar a revista "Bien'Art".


Na seqüência, o Ministério Público considerou que, apesar de irregular, o negócio não trouxera prejuízos à fundação. Foi feito, então, um Termo de Ajustamento de Conduta, no qual, entre outras coisas, o empresário compromete-se a não contratar empresas de parentes de diretores e conselheiros da fundação e "seus parentes de até o terceiro grau". O contrato da TPT com a Bienal também foi anulado.


Baseando sua defesa nessa conclusão, Pires da Costa teve as contas aprovadas, e a nova posse, permitida.

"As irregularidades foram cometidas em uma situação de crise com o objetivo de criar instrumentos inteligentes para a Bienal. É verdade que feriu o estatuto. Mas a razão já foi entendida."

Bienal de Arquitetura

Na próxima segunda, Pires da Costa se reunirá com representantes do Instituto de Arquitetos do Brasil para decidir o futuro da próxima Bienal de Arquitetura, prevista para o segundo semestre. O empresário diz que faltam recursos e que deve propor aos parceiros um modelo mais econômico e mais atraente para o grande público. "A IAB podia ser um pouco mais liberal. Por exemplo, por que a Casa Cor dá certo? Porque há fornecedores participando. Por que não pensamos um formato parecido, mantendo a qualidade, mas que atraia mais público?" (SYLVIA COLOMBO).


Fonte: FOLHA DE S. PAULO. "Bienal devia rever estatuto", diz presidente. Folha de S. Paulo. Cad. Folha Ilustrada, 16/06/2007. Disponível em http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq1606200713.htm. Acesso em 26/07/2007.