Você está aqui: Página Inicial / Dossiês / 28ª Bienal / "Agora a casa está arrumada", diz presidente

"Agora a casa está arrumada", diz presidente

FOLHA DE S. PAULO

12 de novembro de 2007

FOLHA Ilustrada

Fonte: FOLHA DE S. PAULO. "Agora a casa está arrumada", diz presidente. Folha de S. Paulo. Cad. Folha Ilustrada, 12/11/2007. Disponível em http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq1211200711.htm. Acesso em 15/11/2007.


"Agora a casa está arrumada", diz presidente

DA REPORTAGEM LOCAL

O jeito foi embarcar no espírito de um velho ditado otimista que diz: "Há males que vêm para o bem". O presidente da Fundação Bienal de São Paulo, Manoel Pires da Costa, assumiu, em entrevista coletiva na sexta, que a crise de 2007 -sua administração teve de responder a uma série de denúncias ao Ministério Público- pesou na decisão de aceitar a proposta de curadoria de Ivo Mesquista, uma bienal sem artes plásticas.

No entanto, para o presidente, mesmo tendo surgido de um "verdadeiro vendaval", o projeto é "extremamente moderno".

Ivo Mesquita, também presente na coletiva, deu continuidade à defesa da idéia. Ele acha que o modelo da Bienal de Veneza, referência mundial das bienais, envelheceu.

"Os museus, galerias e espaços culturais, muito deles criados no entorno das bienais, já estão fazendo um papel muito parecido. As bienais precisam apontar um novo caminho."

Mesquita disse ainda que essa "reflexão" seria proposta mesmo no caso de haver tempo para o planejamento de uma bienal convencional. "É um projeto que eu faria de qualquer maneira. Uma espécie de grande conferência, para pensar de forma profunda."

A mostra de 2008, para o curador, funcionaria, portanto, como um "hiato" necessário para colocar os velhos padrões em xeque. "Não dá mais para seguir um modelo do século 19 em pleno século 21", disse.

"Acho que o modelo da primeira Bienal, de 1951, com sua proposta de lançar nossos artistas no exterior, já está logrado, já foi realizado."

Em relação à dívida financeira da Bienal com artistas, profissionais técnicos e diversas instituições, que participaram da última edição da mostra, Pires da Costa prometeu pagá-las até o fim do ano. Já sobre o catálogo da 27ª edição, diz que ele acabou de ser editado e está sendo impresso.

"Tive de enfrentar um verdadeiro vendaval, responder denúncias ao Ministério Público, conversar com autoridades, com o prefeito, com o governador. Mas agora a casa está arrumada e já estamos passando por um período de tranqüilidade", disse. (GUSTAVO FIORATTI)



Fonte: FOLHA DE S. PAULO. "Agora a casa está arrumada", diz presidente. Folha de S. Paulo. Cad. Folha Ilustrada, 12/11/2007. Disponível em http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq1211200711.htm. Acesso em 15/11/2007.