Você está aqui: Página Inicial / Dossiês / 29ª Bienal / Bienal de SP divulga primeiros participantes

Bienal de SP divulga primeiros participantes

por Fabio Cypriano (Folha de S. Paulo, 6/2/2010)
matéria originalmente publicada na Folha de S. Paulo

Os curadores da 29ª Bienal de São Paulo, após uma semana de reuniões, divulgaram, ontem, a primeira lista oficial com 38 artistas selecionados para o evento. Desse total, a Folha já havia adiantado 23, na semana passada.

Antonio Manuel, Hélio Oiticica, Lygia Pape e Paulo Bruscky estão entre os novos nomes que tomarão parte da 29ª Bienal, levando a cabo uma das ideias do curador-geral do evento, Moacir dos Anjos, que é rever a produção brasileira dos anos 1960 e 1970. Oiticica chegou a ser tema da 27ª Bienal, "Como Viver Junto", em 2006, mas suas obras não estiveram na mostra.

Também constam da nova lista divulgada pela Bienal outros dois artistas brasileiros: Miguel Rio Branco e Marcelo Silveira.

Dos nomes estrangeiros, não há artistas com grande reconhecimento público, com exceção de Jimmie Durham, que participa regularmente de bienais e de mostras importantes como a Documenta de Kassel. Sua produção, que tem caráter político, tem nas comunidades indígenas norte-americanas um de seus principais temas.

Segundo Dos Anjos, a 29ª Bienal deve contar com cerca de 120 artistas, que devem ser conhecidos apenas em maio, após a segunda reunião geral com todos os sete curadores do evento.