Você está aqui: Página Inicial / Dossiês / 30ª Bienal / Comunicado da Diretoria da Fundação Bienal de São Paulo sobre a indicação de Luis Perez Oramas como curador geral da 30a bienal

Comunicado da Diretoria da Fundação Bienal de São Paulo sobre a indicação de Luis Perez Oramas como curador geral da 30a bienal

Fórum Permanente,

É com grande satisfação que gostaríamos de compartilhar em primeira mão a indicação de Luis Perez Oramas como curador geral da 30a bienal. O anúncio oficial da escolha será divulgado na imprensa amanhã. Luis deverá iniciar o trabalho no mês de março, quando montará a equipe curatorial, Assim, terá maior prazo para preparar a mostra e poderá desenvolver um trabalho de pesquisa mais profundo, o que certamente resultará em uma bienal de grande qualidade. Perez-Oramas também será responsável em 2013 pelas mostras itinerantes da 30ª Bienal e, mantido o convênio atual entre a Fundação Bienal e o Ministério das Relações Exteriores, pela participação brasileira na Bienal de Veneza. 

Nascido em Caracas no ano de 1960, reside em Nova York onde é o curador de arte latino-americana no MoMA. Além de curador, Pérez-Oramas é escritor, poeta e historiador, com PhD em História da Arte pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris). Com forte envolvimento com a arte brasileira, entre 2009 e 2010, curou a mostra O Alfabeto Enfurecido reunindo obras de Mira Schendel e León Ferrari no MoMA , no Museu Reina Sofia e na Fundação Iberê Camargo. Como curador convidado participou da equipe da 23ª Bienal de São Paulo, em 1998. No MoMA – Museu de Arte Moderna de Nova York - assinou a curadoria de : Latin American and Caribbean Art: Selections from the Collection of The Museum of Modern Art, em 2008; New Perspectives in Latin American Art, em 2007; e, Transforming Chronologies: An Atlas of Drawings, em 2006. 

Latino-americano, com excelente trânsito nos circuitos de arte no Brasil e atuando numa plataforma global, Luis Perez Oramas, como curador geral da 30ª edição oferecerá contribuições extremamente positivas ao posicionamento da Fundação nessas três esferas com que a instituição interage: Brasil, América Latina e mundo.

O processo de escolha do novo curador teve início em outubro de 2010, quando a nossa diretoria buscou avaliar o percurso de cerca de 20 candidatos com potencial para o cargo. A partir dos cenários traçados, levando em conta as qualificações dos candidatos e os desafios que o momento impõe à Bienal por ocasião de sua 30ª edição, sobressaíram três nomes que receberam o convite para a apresentação de um pré-projeto. Detalhadamente analisadas as propostas, a de Luis Pérez-Oramas foi eleita com o mais adequada. 

Para atuar como curador da 30ª Bienal, Luis Pérez-Oramas terá uma licença parcial do MoMA, retomando plenamente às atividades na instituição, após o término da Bienal. 

Desejamos ao Luis muito sucesso! 

 

Diretoria da Fundação Bienal de São Paulo 

Heitor Martins (presidente), Eduardo Vassimon, Jorge Fergie, Justo Werlang, Luis Terepins, Miguel Chaia, Salo Kibrit

 

-- 

Fundação Bienal de São Paulo

Parque Ibirapuera - Portão 3

04094-000 São Paulo SP

Fone: (11) 5576-7642 / 7644

Fax: (11) 5549-0230