Você está aqui: Página Inicial / Dossiês / 30ª Bienal / Ministério da Cultura escolhe MAM para gerir a Bienal

Ministério da Cultura escolhe MAM para gerir a Bienal

[Folha de São Paulo, 19/03/12]

THAIS BILENKY
DA COLUNA MÔNICA BERGAMO

O MinC (Ministério da Cultura) anuncia hoje que escolheu o MAM (Museu de Arte Moderna) de São Paulo para gerir a 30ª Bienal de São Paulo, que deve acontecer em setembro.

O Instituto Tomie Ohtake também estava na disputa. O MinC detectou irregularidade na prestação de contas da Fundação Bienal e por isso acolheu propostas de gestão de ambas as instituições.

À coluna Mônica Bergamo, a ministra Ana de Hollanda já havia declarado que "garantia" que a Bienal aconteceria neste ano.

DECISÃO

De acordo com reportagem de Fabio Cypriano, crítico da Folha, publicada na edição de sábado (17) do jornal, a decisão de tornar o MAM responsável pela próxima Bienal foi tomada na sexta (16) pela ministra Ana de Hollanda em reunião com técnicos da pasta.

íntegra do texto está disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha.

Com inauguração prevista para 7 de setembro, a mostra corria risco de não acontecer desde que suas contas vinculas ao Ministério da Cultura foram bloqueadas --a Fundação Bienal foi declarada inadimplente, em 2 de janeiro, num processo da Controladoria Geral da União (CGU), que teve início em abril de 2009.

O processo apontava irregularidades em 13 prestações de conta da instituição, ocorridas entre 1999 e 2006, nas gestões de Carlos Bratke e Manoel Francisco Pires da Costa.

A fundação teria feito mau uso de verbas públicas, num total de R$ 32 milhões. O MinC detectou outras irregularidades, incluindo a organização da 29ª edição do evento, realizada já sob o comando de Heitor Martins, atual presidente da Bienal.