Você está aqui: Página Inicial / Dossiês / 34ª Bienal / 34ª Bienal | Confira a programação da semana!

34ª Bienal | Confira a programação da semana!

Fundação Bienal de São Paulo, em 13/09/2021.
34ª Bienal | Confira a programação da semana!

© Levi Fanan / Fundação Bienal de São Paulo

Programação
pública

 

 

 

Já visitou a 34ª Bienal de São Paulo – Faz escuro mas eu canto? Confira a programação que preparamos para você nesta semana!

Para entrar na exposição não é necessário agendamento prévio, basta trazer seu comprovante de vacinação contra Covid-19 (ao menos uma dose) em formato físico ou digital! Lembrando que contamos com diversas opções de alimentação: o restaurante Tetto y Aragón; food trucks e o café PÃO. Nesta edição também disponibilizamos cangas gratuitas para quem quiser fazer um piquenique pelo Parque Ibirapuera.

+ planeje sua visita

Ativações da obra
deposição

Localizada no vão central do Pavilhão da Bienal, a obra de Daniel de Paula, Marissa Lee Benedict e David Rueter ressignifica uma antiga roda de negociações da bolsa de valores de Chicago que pode ser livremente ocupada pelos visitantes e conta com uma programação especial!

Veja abaixo suas ativações nesta semana!

Apresentação musical
MIHNA – Museu Imaginário da História Natural da Amazônia

16/09, quinta-feira, às 19h
MIHNA é um museu itinerante feito de sons, que busca refletir sobre as urgências socioambientais atuais e o papel da Amazônia nessa equação, conectando pessoas, ecologia e histórias através de experiências de escuta.

+ mais

Conversação com
Matuzza Sankof e Raphael Escobar

18/09, sábado, às 16h
Matuzza Sankof, ativista LGBTQIA+ e da luta antiproibicionista, e Raphael Escobar, artista plástico e educador de rua, conversam sobre questões relacionadas à arte-educação em contextos de vulnerabilidade social e disputas políticas.

+ mais

Espaço de
mediação

Localizado próximo a entrada da exposição, o espaço de mediação do térreo é o ponto de encontro para algumas das atividades organizadas pela equipe de educação.

Confira abaixo e inscreva-se, as vagas são limitadas!

Circulo de arte #2
Cerâmicas paulistas

16 e 18 de setembro, às 16h
Inspirados nos princípios de autonomia, horizontalidade e dialogicidade propostos por Paulo Freire, os Círculos de Arte são momentos de conversa entre o público e a equipe de mediação da 34ª Bienal. Neste segundo encontro, dedicado ao enunciado Cerâmicas paulistas, refletiremos sobre as perguntas: que povo você imagina que produziu estas cerâmicas? Se você pudesse proteger um objeto, qual seria?

+ mais

Performances

Exposição individual – Ximena Garrido-Lecca

Performance "The Complete Works" [A obra completa], de Nina Beier. © Levi Fanan / Fundação Bienal de São Paulo

Eleonora Fabião
nós aqui, entre o céu e a terra

até 16/9  diversos horários
+ mais

Mette Edvardsen
Time Has Fallen Asleep in the Afternoon Sunshine [O tempo adormeceu ao sol da tarde]

14 (terça), 16 (quinta), 18 (sábado) e 19/9 (domingo)  10h - 19h
+ mais

Nina Beier
The Complete Works [A obra completa]

16 (terça) e 18 (sábado)  18h
+ mais



+ agenda completa

Rede
34ª Bienal

A 34ª Bienal de São Paulo – Faz escuro mas eu canto estende-se pela cidade de São Paulo por meio de parcerias com instituições culturais. Além das dez exposições da rede que estão em cartaz, a partir deste sábado, 18 de setembro, serão inauguradas mais duas: Ocupação Paulo Freire, no Itaú Cultural, e Atravessar a grande noite sem acender a luz, de Jota Mombaça, no Centro Cultural de São Paulo (CCSP).

Paulo Freire é um dos 14 enunciados que pontuam a 34ª edição da Bienal, movimentando questões que estão no centro do trabalho de mediação da exposição, como dialogicidade e autonomia. O educador e filósofo é o 53º homenageado da Ocupação Itaú Cultural. Em seu centenário de nascimento, a exposição exibe a documentação da sua trajetória e prática por uma pedagogia libertadora. A Ocupação contará também com um site (disponível a partir de 18 de setembro) que trará uma série de conteúdos e informações adicionais aos encontrados no espaço físico e com uma publicação impressa e digital. Além disso, as inscrições para o curso Entreolhares 34ª Bienal da Escola IC já estão abertas. Saiba mais aqui!

No Centro Cultural São Paulo (CCSP), a exposição de Jota Mombaça, com curadoria de Hélio Menezes, será on-line. Mombaça pesquisa as relações entre humanidade e monstruosidade, investiga a pertinência do queer como categoria no contexto brasileiro e tensiona a constituição de subjetividades e marginalidades nos centros e periferias do capitalismo.

Ocupação Paulo Freire
18 de setembro  5 de dezembro de 2021
terça a domingo  11h às 19h
entrada gratuita
Avenida Paulista, 149, São Paulo, SP
Itaú Cultural


Atravessar a grande noite sem acender a luz
18 de setembro  19 de dezembro de 2021
on-line
Centro Cultural São Paulo (CCSP)


+ confira todas as exposições

4 set – 5 de dez, 2021
terça, quarta, sexta e domingo, 10h - 19h (última entrada às 18h30)
quinta e sábado, 10h - 21h (última entrada às 20h30)


entrada gratuita
acesso mediante apresentação de comprovante de vacinação contra Covid-19

34.bienal.org.br
instagram facebook twitter