Você está aqui: Página Inicial / Dossiês / 34ª Bienal / 34ª Bienal em casa #2

34ª Bienal em casa #2

O Arquivo Histórico Wanda Svevo sobre arte moderna e contemporânea é referência na América Latina. Mas quem foi Wanda Svevo?

Wanda Matijevic Schmitz Svevo nasceu em Trieste, Itália, em 1921. Chegou ao Brasil em 1940. Foi secretária geral da Bienal e ajudou a criar seu arquivo. Veja aqui documentos e imagens sobre essa importante mulher.

Em 1993, o Arquivo Bienal foi considerado Patrimônio Histórico pelo Condephaat. Saiba mais sobre o Arquivo neste vídeo, com depoimentos da curadora e crítica de arte Aracy Amaral e do curador Ivo Mesquita. Conheça, ainda, o dia a dia de profissionais que trabalham para preservar a história da Bienal por meio do Projeto Acervos, responsável pelo tratamento integrado de toda a documentação desde 2015.

explore o arquivo Bienal

Capa do catálogo da 24ª Bienal de São Paulo

Procurando uma boa leitura para fazer em casa? Sugerimos o catálogo do núcleo histórico da 24ª Bienal de São Paulo (1998). Com curadoria geral de Paulo Herkenhoff e curadoria-adjunta de Adriano Pedrosa, a edição, intitulada Um e/entre outro/s, ficou conhecida como a “Bienal da Antropofagia” em referência ao título da exposição de seu núcleo histórico, "Antropofagia e Histórias de Canibalismos".

Na introdução da publicação, Herkenhoff afirma: "O Núcleo Histórico deveria partir de uma visão não eurocêntrica. Qual o momento denso da história da arte no Brasil? O conceito de 'espessura' demarcava respostas: barroco, modernismo, neoconcretismo ou anos 60/70. O modernismo ofereceu uma resposta desafiadora: a antropofagia. O movimento que toma corpo em São Paulo em 1928 com Tarsila do Amaral e Oswald de Andrade se espalha no tempo pela cultura brasileira enquanto estratégia de emancipação cultural. Ademais, a antropofagia (...) permite uma abertura conceitual complexa para vários campos anunciados no 'Manifesto antropófago', como história, antropologia, política, filosofia, religião, linguística, psicanálise".

leia a publicação na íntegra aqui

Na última semana, como contamos em nosso Instagram, a banda norte-americana The Strokes lançou seu sexto álbum de estúdio, The New Abnormal. Na capa, figura parte da obra "Bird on money" [Pássaro sobre dinheiro], de Jean-Michel Basquiat, artista que foi um dos destaques da 23ª Bienal de São Paulo.

Para a maioria das pessoas, a música é uma parte importante de suas vidas. Com isso em mente, na 33ª Bienal – Afinidades afetivas, convidamos alguns artistas a organizar seleções musicais para compartilharmos com o público. As playlists estão disponíveis no canal da Bienal de São Paulo no Spotfiy e incluem desde músicas que acompanham os processos criativos dos artistas ao que eles gostam de escutar no dia a dia ou, ainda, músicas que estavam ligadas às obras da exposição.

acompanhe nosso instagram

registrado em: